sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Trick or Treat - Travessuras ou gostosuras? A origem do Halloween


A brincadeira de doces ou travessuras que as crianças usam nas festinhas de Halloween tem origem em costumes europeus antigos explicados por várias lendas. Diz-se que o Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840 por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e que este dia passou a ser chamado de Dia das Bruxas. Uma lenda, de origem celta, diz que os espíritos dos que morriam ao longo do ano voltavam no dia 31 de outubro à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo ano seguinte. Os celtas acreditavam ser esta uma forma de obter vida após a morte. No entanto, como os vivos não queriam ser possuídos, na noite de 31 de outubro apagavam as tochas e fogueiras de suas casas para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e tornavam-se ruidosos e destrutivos para assim assustar as almas que os queriam possuir. Se tem notícia , também, de um costume europeu, do século IX , chamado souling ( almejar), que consistia no fato dos cristãos irem de vila em vila pedindo "soul cakes", bolos de alma, um tipo de pão com groselha. Para cada bolo que ganhasse a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que essas orações ajudavam as almas a irem para o céu.

O Halloween pelo mundo

A festa de Halloween, na verdade, equivale ao dia de Todos os Santos e ao dia de Finados, como foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos das antigas lendas, origem destas festas.Os países de orígem hispânica comemoram o dia dos Mortos e não o Halloween. No Brasil e na Espanha, comemoram-se o dia de Todos os Santos no dia 1º de Novembro e o dia de Finados no dia seguinte. É o tempo de relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides de pessoas já falecidas. Na Irlanda, nas áreas rurais, as pessoas acendem fogueiras, como faziam os antigos celtas na orígem da festa ,e as crianças pedem travessuras ou gostosuras. Enfim, as festas populares representam a cultura de cada povo e devem ser preservadas. A todos, nessa data sagrada, um feliz feriado!!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Jogos rurais se encerram com boa participação

Equipes bem fardadas...

... participaram com entusiasmo ...

... dos Jogos Rurais ...



... e bem representaram o João da Silva.


Os jogos rurais promovidos pela SME e que tiveram lugar na Escola Crochemore se encerraram nesta terça-feira, 27 de outubro, com boa participação da garotada. Apesar de não terem se classificado, nossos alunos fizeram bonito, demonstrando garra e determinação. No futebol mirim, masculino e feminino, a gurizada jogou bem mas perdeu nos pênaltis. Na categoria infanto-juvenil de futebol e no volei misto, apesar dos alunos terem se destacado, não houve classificação. Segundo os professores, no geral o comportamento da gurizada foi bom e o que vale mesmo não é vencer, mas participar.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Banda da escola se apresenta no Rondon

Nossa banda executando seu trabalho

No dia 24 de outubro a Banda da nossa escola se apresentou no Sábado Cultural da escola estadual Marechal Rondon. Como sempre, a garotada fez bonito. Eventos como esse, segundo nosso diretor Ricardo Moreira, são importantes para promover a integração entre as duas escolas para que juntas possam promover uma educação melhor para a comunidade em que estão inseridas.

Jogos Rurais

Vencedores e treinadora exibem troféus com orgulho

Time de Futebol bem fardado

Nossa escola está participando dos Jogos Rurais promovidos pela SME na escola Eliseu Crochemore. No dia 22 de outubro nossos alunos participaram de jogos de futebol e de provas de atletismo. Os alunos Tiago, Tainara e Aline, da 1ª série, treinados pela professora Luísa, obtiveram prêmios na competição. No dia 27 de outubro os jogos prosseguem. Boa Sorte a todos os participantes! Parabéns aos competidores premiados e suas treinadoras!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Inscrições para o 1º ano

Busto em homenagem ao médico João da Silva Silveira
que dá nome à nossa escola

Estarão abertas, de 13 a 30 de outubro,na secretaria da escola, as inscrições para o ingresso de alunos no 1º ano do ensino fundamental. É importante se inscrever dentro do prazo acima referido para garantir a vaga. Os alunos devem completar 6 anos até 28 de fevereiro de 2010. Aqueles que completarem a idade após 28/02/10 e antes de 30/04/10 poderão fazer a inscrição, mas só serão matriculados se houver sobra de vagas.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pela passagem do dia do professor

Eulália dos Anjos, uma professora especial


Querido professor,

A missão de quem trabalha com educação é tornar os sonhos possíveis. Que bom que o teu trabalho tem ajudado a tornar as pessoas melhores. Queremos te cumprimentar pelo dia do professor, que se deu ontem, mas que na verdade é todos os dias, vez que apesar de tantas dificuldades e da rotina dura do dia a dia, realizas teu trabalho com satisfação e ofereces o teu melhor em prol da escola. Queremos, de forma especial, relembrar tua importância entre nós e tua inestimável colaboração na formação de novas mentes capazes de construir o novo mundo possível que todos queremos. Por isso mereces essa homenagem, no dia do professor e sempre, pelo que és e pelo que fazes.

A direção

Discussão sobre postura na escola

Alunos da área na discussão do código

Enquanto os alunos do currículo realizavam as atividades e brincadeiras do dia da criança, no último sábado, os alunos da área tinham uma aula sobre posturas na escola. O Código da Paz, aprovado pela comunidade escolar, foi lido e comentado pelo diretor para um grande grupo de alunos, o que depois gerou um debate nos grupos formados por alunos e mediados por professores. Ao final da discussão, os relatores dos grupos escreveram sua opinião sobre os artigos do código e leram para o grande grupo.

Grupo de Teatro

Trio de atores no palco

Alunos curtem performance dos atores


O Grupo de Teatro Circo sem Lona gentilmente atendeu ao chamado da nossa escola e compareceu no último sábado para alegrar a criançada. Com suas danças, encenações e acrobacias , os três jovens encantaram as crianças, que os seguiam por onde andassem. No final da manhã, depois de muitas brincadeiras, o grupo ainda realizou pintura de rosto na gurizada. As crianças adoraram. Somos gratos ao Circo sem Lona por tão adorável participação.

Sábados com aula e atividades

Força no Cabo de Guerra
Recreação no pátio

Diretor distribui doces

Alunos se divertem no palco

Em virtude do grande recesso de inverno em que as escolas pararam por causa da Gripe A, agora sábados são ouro. Objeto raro, os sábados devem ser todos aproveitados para a recuperação das aulas perdidas. No último sábado, dia 10 de outubro, nossa escola realizou várias atividades comemorativas ao Dia da Criança que incluiram brincadeiras no pátio e no palco, um circuíto de jogos e até a apresentação de um grupo de teatro. Nem o dia ventoso, próprio da primavera, desmotivou o grande número de alunos presentes em relação às atividades propostas.

domingo, 11 de outubro de 2009

Até o ano que vem!

Brinde encerrou a Mateada de 2009


Num brinde bem gaudério, proposto pelo diretor, professor Ricardo, a XVII Mateada do João da Silva se despediu prometendo voltar no ano que vem.


Até lá, gauchada buena!

Brechó

Público prestigiou o Brechó e aproveitou as ofertas imperdíveis

Uma das atrações da XVII Mateada do João da Silva foi o tradicional Brechó que sempre é realizado nas festas da escola. Com doações de professores, alunos, funcionários e amigos, o Brechó comercializou roupas, sapatos e bijus sob a "gerência" da professora Maribel. O lucro será destinado para suprir pequenas despesas da escola.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Uma "canja" na Mateada

Esta postagem é para todos aqueles que participaram da XVII Mateada do João da Silva relembrarem a apresentação musical desses jovens gaudérios que também animaram nossa tarde de domingo. É só uma palhinha mas, como dizem na TV, "vale a pena ver de novo! "


segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Comunidade foi até a Escola participar da Mateada

Alunos da 8a série matearam e arrecadaram fundos para a formatura

Comunidade do Monte Bonito foi matear no João da Silva

A Comunidade do Monte Bonito, sempre participativa, foi passar a tarde de domingo compartindo um bom mate amargo nas dependências do João da Silva. Acompanhando alunos ou amigos, passaram bons momentos mateando e ouvindo boa música campeira e participando de brincadeiras. Os alunos da 8a série aproveitaram para arrecadar fundos para a festa de formatura vendendo especialidades deliciosas.

Artesanato presente na Mateada

Cláudia, funcionária da Escola, mostra suas habilidades

Trabalhos com linha e crochê

Artesãs expõem seus trabalhos durante a Mateada


Durante a XVII Mateada do João da Silva aconteceu também feira de artesanato confeccionado por grupos e pessoas da comunidade. As artesãs aproveitaram a presença do grande público e expuseram seus dotes e arte.

Mais um número respeitável


Pois é pessoal, parece que a nossa Mateada também deu um vigor para nosso Blog. Hoje, às 19h15min chegamos ao acesso de número 3500. Uma excelente marca, alcançada graças a vocês, nossos internautas fieis. A equipe do Blog da EMEF João da Silva, agradece e espera continuar contando com suas visitas. Escrevam seus comentários e divulguem nosso endereço a todos da sua rede de mail, msn, orkut, twitter...

domingo, 4 de outubro de 2009

União garantiu sucesso da XVII Mateada

Professores brindaram com um mate o sucesso da festa

Vitor, Alex e Jorge também animaram a festa

A Cozinha das Dez Mulheres...


A união de todos foi um ponto alto na festa de domingo. A equipe da cozinha deu uma dureza para saciar o apetite dos mateadores que, entre uma cevadura e outra, deliciavam-se com bolo, cachorro quente, roda de carreta, churrasquinho e uma variedade de doces. Atrações musicais animavam a todos os presentes e a cuia passava de mão em mão conforme a velha tradição gaúcha. Vitor Moreira, da UFPel, Alex Moreira, do IFSul, e Jorge Matos, do CAVG, deram um show à parte interpretando as mais belas canções nativistas.

Atrações da XVII Mateada do João da Silva

Vera provocava o apetite da gauderiada com essa verdadeira obra prima da culinária gaúcha

Alunos do professor Paulo alegraram a Mateada

"Bingo do Azarão" deu sorte. Gabriela Schiller levou um lindo relógio de pulso.


Muitas atrações movimentaram a belísima tarde do domingo. Enquanto o professor Paulo regia seus alunos com as canções gaúchas ensaiadas em aula, na cozinha, a tradiconal Roda de Carreta preparada pelas funcionárias fazia um verdadeiro sucesso. No pátio, o Bingo do Azarão, comandado pela professora Adriane, entregava prêmios aos participantes.

XVII Mateada do João da Silva

Alunos pilchados hastearam as bandeiras

Professor Leo garantiu água quente toda a tarde

Distribuidora Borba patrocinou a erva mate para toda a gauchada


Aconteceu hoje a XVII Mateada do João da Silva. Durante a tarde houve distribuição da erva mate Pantanal, por Negritocortesia da Distribuidora Borba, e água quente direto da chaleira do fogo de chão do professor Leo. No início da festividade foi cantado o hino riograndense e hasteadas as bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e da Escola. Um grande público se fez presente e participou ativamente de todas as atrações oferecidas pelo professores, alunos, funcionários e comunidade.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Convite para mateada


Gauderiada!! Venham todos para o João da Silva para a grande Mateada que se realiza nesse domingo, 04 de outubro, a partir das 13:30h , nas dependências da nossa escola. Haverá apresentações artísticas e musicais, jogo do osso, brechó, comes e bebes, brincadeiras e distribuição de erva mate Pantanal e água quente. Leve sua família e seus amigos. O clima promete estar bom e o calor humano melhor ainda. Não perca! Domingo é dia de se divertir e encontrar os amigos! Até lá, indiada!