segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Uma bonita confraternização

Lotação esgotada

Posto policial reformado


Músicos alegraram o evento


Um buffet variado



Churrasco gaúcho



Cozinha diligente


União também na cozinha


O churrasco de confraternização das comunidades unidas em torno de questões da coletividade do Monte Bonito foi um sucesso. O salão da comunidade São Judas Tadeu esteve lotado fazendo a alegria dos organizadores do evento. A festa esteve bonita e a comida, deliciosa. As fotos comprovam a fartura do churrasco e a animação do encontro, que só foi possível a partir da união de todos. O posto policial já reformado e pronto para voltar a funcionar demonstra o quanto a participação de todos é importante para a solução dos problemas.

Dia da Consciência Negra

Grupo de pagode foi formado por alunos


Animação foi garantida pela música


Público participou e esteve atento


Um grupo de pagode, formado por alguns alunos da Escola João da Silva, foi o responsável pela comemoração do dia da Consciência Negra. Os alunos cantaram músicas populares lembrando a contribuição do negro para a cultura do povo brasileiro. As apresentações ocorreram no dia 20, durante o recreio, nos três turnos.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Não esqueçam nosso almoço no domingo, dia 22!

Um bom churrasco espera por todos!

O grupo de comunidades religiosas e de ensino do Monte Bonito, que tem se reunido para discutir questões que afligem a localidade, como a violência crescente, convida as pessoas e comunidades em geral a participarem de seu almoço de confraternização cuja renda reverterá para a reforma do Posto Policial da região. A união desse grupo já garantiu a reforma do posto, que se encontra quase pronto, já tendo, inclusive, um policial destacado para lá. O almoço (churrasco e salada) que terá lugar na Comunidade São Judas Tadeu, no domingo, 22/11, custa R$ 10,00 por pessoa. Crianças até cinco anos não pagam e, até dez anos, pagam a metade. A venda dos ingressos está a cargo das comunidades. Adquira o seu e participe!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ensino religioso realiza interessante pesquisa sobre mídia e violência

O banner da pesquisa dos alunos
A professora Maria Eulália Lemões , de Geografia e Ensino religioso, realizou uma pesquisa muito interessante com seus alunos de quinta a oitava série. Partindo do tema central da valorização da vida e promovendo a reflexão e o debate de valores em sala de aula, a professora orientou seus alunos a entrevistar pessoas da comunidade local em torno de duas questões polêmicas: 1a.)Você acha que as novelas prejudicam a formação das crianças? 2a.) Você é a favor da proibição do comércio de armas de fogo? Estas questões foram propostas para enriquecer os debates em sala de aula, levando-se em conta fatos ocorridos no mundo, no país, no estado, no município e principalmente na localidade do Monte Bonito. Cada aluno entrevistou dez pessoas. No total, foram entrevistadas 920 pessoas. Acompanhe os resultados:

Você acha que as novelas prejudicam a formação das crianças?
Sim (628 pessoas, num total de 68,32%)

Não ( 269 pessoas, num total de 29,24%)

Não opinaram ( 23 pessoas, num total de 2,5%)

Você é a favor da proibição do comércio de armas de fogo?
Sim ( 555 pessoas, num total de 60,32%)

Não ( 343 pessoas, num total de 37,28%)

Não opinaram ( 22 pessoas, num total de 2,4%)

Encontrando pessoas interessantes

O culto apresentador Tatata Pimentel

A Feira do Livro de Porto Alegre é uma oportunidade constante de se conhecer pessoas interessantes. Lá pudemos conhecer pessoalmente o professor de português e francês Roberto Valfrido Bicca Pimentel. Quem é? É o santamariense famoso Tatata Pimentel, apresentador do programa Gente da Noite da TV Com. Aos 71 anos, já aposentado do magistério, hoje Tatata é uma das figuras mais conhecidas da televisão no Rio Grande do Sul e, leitor contumaz, diz ter mais livros em casa do que sua capacidade de ler e armazenar. Simpático, o apresentador posou para o nosso blog.

Literatura e celebridades da Feira do Livro

Leona Cavalli posa para o blog

A atriz gaúcha Leona Cavalli lançou na Feira do Livro de Porto Alegre a obra Caminho das Pedras - reflexões de uma atriz. A obra trata dos desafios e dificuldades da carreira de atriz e é ilustrado com fotos e depoimentos de seu trabalho. Muito conhecida por seu trabalho em teatro e em novelas como Negócio da China e Duas Caras, a atriz recebeu o carinho dos fãs, fruto de sua visibilidade através da midia eletrônica. Simpática, a gaúcha topou posar para o blog da nossa escola.

Mostra de trabalhos no João da Silva

O capricho dos alunos do noturno

Releitura de obras de artistas importantes como Matisse e Modigliani:
um luxo proporcionado pela professora Camila

Máscaras ornamentais

Um gerador de energia elétrica

Lindos brinquedos dos alunos da professora Noeli


Nossos alunos imitam os mestres na arte de criar


A arte é sempre um deleite para os olhos!


Crianças do pré trabalharam com jogos e historinhas orientados pela professora Sandra

O meio ambiente esteve em alta para os alunos da professora Margarida e da professora Goreth

Experiências com a elevação da temperatura do ar

Os cinco sentidos foram explorados pelos alunos das professoras Claudete e Margarete

No sábado, dia 14, nossa Escola realizou sua mostra de trabalhos. Os alunos, orientados pelos professores, deram asas à imaginação, montaram várias experiências e, com muita arte, criaram um espaço muito interessante para a visitação do público. Havia experimentos, arte, cartazes pesquisas , mapas, poemas e até interessantes jogos como o tangram, uma espécie de quebra cabeça matemático. A imaginação não tem mesmo limites! Parabéns ao João da Silva!

JEPEL

Treinadora orgulhosa de seus atletas

Atletas no podium

Exibindo a medalha

As garotas também brilharam

Recebendo a medalha

Lucas posa para foto

Eduardo e sua conquista

Denner mostrou a que veio

A competição de Atletismo do JEPEL, que teve lugar no Parque do SESI este mês, contou, mais uma vez, com uma excelente participação dos nossos alunos. A gurizada se interessa mesmo pelo esporte! Conforme informações prestadas pela professora Idalisa, treinadora dos alunos de 5a. a 8a. série, nossos atletas obtiveram as seguintes colocações: Denner (4a.), 2º lugar nos 150 metros, Vítor (5a.B), 2º lugar nos 50 metros, Bruno (6a.A), 2º lugar no salto em distância, Matheus (6a.A), 3º lugar no arremesso de peso, Martine (7a.A), 3º lugar no salto em distância, Eduardo (8a.), 3º lugar no salto em altura e Lucas (8a.), 3º lugar nos 250 metros. Parabéns aos participantes!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Convite

Cartaz convida para o almoço da comunidade

O grupo de comunidades religiosas e de ensino do Monte Bonito, que tem se reunido para discutir questões que afligem a localidade, como a violência crescente, convida as pessoas e comunidades em geral a participarem de seu almoço de confraternização cuja renda reverterá para a reforma do Posto Policial da região. A união desse grupo ja garantiu a reforma do posto, que se encontra quase pronto, já tendo, inclusive, um policial destacado para lá. O almoço ( churrasco e salada) que terá lugar na Comunidade São Judas Tadeu, no domingo, 22/11, custa R$ 10,00 por pessoa. Crianças até dez anos pagam meio ingresso. A venda dos ingressos está a cargo das comunidades. Adquira o seu e participe!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Literatura infantil

O livro Cobras no Laranjal foi editado pela Editora da UFPel

Nesta 37a Feira do Livro de Pelotas estão sendo lançados muitos livros também para crianças. Um deles chama-se Cobras no Laranjal de autoria da professora Dra Cristina Rosa. A história baseia-se na invasão de águas que houve na praia do Laranjal há alguns anos atrás, local onde a professora reside. Como a água encobriu várias ruas, muitas cobras apareceram, vivas e mortas, durante e depois da enchente. O livro é ilustrado pelo artista gráfico Guilherme Pereira que também trabalhou em seu primeiro livro infantil, Luisa. Além deste, a professora Cristina Rosa lança também a biobibliografia de Pedro Wayne, resultado de uma trabalho de pós doutorado que realizou na Universidade Federal de Santa Maria. A professora Cristina Rosa é professora da Faculdade de Educação da UFPel.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Concorrida sessão de autógrafos


Schlee com o patrono da Feira, Carlos Urbim

Sérgio Faraco conversa com o autor

Luís Coronel também prestigiou o evento

Paula Mascarenhas e o autor

A sessão de autógrafos de Os limites do impossível foi muito concorrida. Se fizeram presentes, entre outros, nomes muito importantes da nossa literatura, como o patrono da 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, Carlos Urbim, que escreve literatura infanto juvenil, Sérgio Faraco, escritor e historiador, Luís Coronel, poeta e escritor regionalista e Paula Mascarenhas Schild, ex-presidente do Instituto João Simões Lopes Neto e professora da Faculdade de Letras da Ufpel.

Feira do Livro de Porto Alegre

Os jornalistas Maribel Felippe e Luiz Carlos Vaz na cobertura do evento

A 55ª Feira do Livro de Porto Alegre, que se realiza de 30 de outubro a 15 de novembro de 2009, na Praça da Alfândega, apesar dessa primavera com cara de inverno, tem estado muito movimentada e cheia de coisas boas para ver e pessoas interessantes para conhecer. Ontem, 10 de novembro, o escritor Aldyr Garcia Schlee, jaguarense que vive em Pelotas já há muitos anos e que tem diversos livros publicados, autografou sua nova obra Os limites do impossível, que conta, em contos, a história de 12 mulheres que teriam a ver com o inusitado nascimento do cantor Carlos Gardel, em Tacuarembó, no Uruguai. Um grande número de escritores, intelectuais e admiradores do escritor compareceram à tarde de autógrafos na Praça da Alfândega para conversar e rever o amigo. Nosso blog se fez presente e não pôde deixar de registrar momentos de puro êxtase para os amantes da leitura.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Damián brinda com escritores pelotenses

A cultura não tem fronteiras

Um brinde à integração cultural

Em sua despedida de Pelotas, cidade que tanto o encantou, Damián teve oportunidade de conhecer e conversar com o compositor e escritor pelotense Vítor Ramil, para quem trouxe especial saudação de admiradores de sua música e livros, no Uruguai. A participação de Damián na Feira do Livro de Pelotas foi proporcionada pelo escritor Aldyr Garcia Schlee, que o conheceu nas jornadas internacionais de literatura de Punta del Leste. Na foto, da esquerda para a direita, aparecem a professora doutora Ana Ruth, Vitor Ramil, Damián, a professora doutora e primeira secretária de cultura de Pelotas, Renata Requião, o escritor Aldyr Schlee, sua esposa, professora Marlene Schlee, a escritora, poeta e cronista do Diário Popular, Maria Alice Estrella e a professora Maribel. A conversa, que foi até tarde, versou sobre música e literatura.

Literatura para os jovens

Professor Damián diz sentir alegria ao ver seus alunos interessados pela leitura

O escritor Damián Gonzales Bertolino, além de escritor é também professor de Literatura em Liceus de Maldonado, onde vive. Lá ele inicia seus alunos, meninos e meninas de 14, 15 anos, nas literaturas do mundo. Trabalhando com obras importantes da literatura universal como Shakespeare e os clássicos, passando pelos latino americanos e até mesmo pela Bíblia, Damián leva a essa gurizada uruguaia uma cultura a que muitos jovens brasileiros muitas vezes não tem acesso. Pelo que se tem notícia, o povo uruguaio lê muito e esse hábito é, sem dúvida, criado dentro das escolas. Esse é um trabalho importante que alguns professores já fazem aqui, mas sabemos que, no Brasil, a leitura ainda não é um hábito. Ela perde espaço para muitas mídias mais fáceis e que nada acrescentam de positivo, como a televisão. O trabalho de Damián e de muitos outros professores que conhecemos é árduo, mas que realmente dá certo. Tem dado certo nas escolas do Uruguai e é algo que não tem preço ver o brilho nos olhos de um jovem que, de repente, descobre a magia da leitura. Parabéns, Damián! Parabéns a todos os professores que fazem a diferença! Alguns textos do professor Damián podem ser acompanhados na página do blog http://tartatextual.blogspot.com, vale a pena conferir.

El increíble Springer

Leitura deixou todos curiosos para conhecer a íntegra do conto

El increíble Springer, conto que dá nome ao livro de Damián Gonzáles Bertolino, conta a história da amizade de dois meninos, um uruguaio e um filho de franceses. Fala sobre Springer, um menino frágil, que sofre agressões na escola, nos ídos de 1950, e que com o passar do tempo vai se transformando, abandonando a infância e acaba por se tornar um gigante, a ponto de merecer o adjetivo increíble. Quando de sua explanação na Biblioteca Pública, o escritor leu um capítulo do livro deixando a platéia extasiada. Vale a pena conferir!

Escritor uruguaio visita a Feira do Livro de Pelotas

Professora Maribel e o escritor Damián Gonzáles na Feira do livro

Damián, na BPP, lendo um trecho d'el Increíble Springer

O premiado escritor uruguaio Damián Gonzáles Bertolino visitou nossa Feira do Livro nos dias 07 e 08 de novembro. O jovem Damián nasceu em Punta del Leste, em 1980 e desde muito cedo vem se destacando nos fazeres literários como professor de literatura e como escritor. Seus livros já ganharam vários prêmios importantes, como a menção honrosa no X Prêmio Nacional de Narrativa, Narradores de la Banda Oriental 2002 e também o grande prêmio Morosolli, do Décimo Sexto Prêmio Nacional de Narrativa, 2008, premiação esta obtida com o livro de contos El increíble Springer, sobre o qual palestrou sábado, na Biblioteca Pública Pelotense, para uma platéia atenta de brasileiros e também de uruguaios que há muito tempo escolheram o Brasil para morar.