quarta-feira, 24 de julho de 2013

Show de Talentos teve até desfile de modas

Fotos do desfile












Roberta monitora de Canteiros Sustentáveis com Diego monitor de Teatro.

Este ano uma das atrações do Show de Talentos chamou a atenção dos presentes, pela primeira vez a programação incluiu um desfile de moda. O trabalho foi desenvolvido pela monitora Roberta com os alunos do Programa Mais Educação nas oficinas de Canteiros Sustentáveis. Nas atividades da oficina os alunos são levados não só a cultivar vegetais de forma orgânica mas também a cuidarem do meio ambiente procurando vivenciar o princípio dos três erres (Reduzir, Reciclar e Reutilizar). Além disso os alunos também procuram melhorar o ambiente escolar com plantação de árvores, conscientização dos colegas sobre os cuidados com o ambiente e cuidados com o jardim.  

sábado, 20 de julho de 2013

Escola encerra semestre com Show de Talentos

 Agradecemos à todos que participaram.

 Professora Regina faz a abertura.

 Comunidade Presente.

 Professoras animam a festa...

 e representam adolescentes e seu universo.

 Alunos e monitores do Mais Educação numa aula de esporte.

 Apresentação de Trabalhos Manuais.

 Professora Luisa e Gustavo.

 Diego e Huibner.

Diego e Roberta.

 Grupo de Dança do Colégio Pelotense.

Dança Afro.

 Grupo de Professoras.

Apresentação musical.

 Mais música...

 e muita animação.

 Outro número musical.

 Número de dança.

Apresentação de Teatro.

 Bonecos procuram um sentido para suas vidas.

 Para encerrar um homenagem...

ao dia do amigo.

O encerramento do 1º semestre na nossa escola ocorreu neste sábado , 20 de julho, com um grande Show de Talentos da comunidade. Devido as previsões de frio o evento ocorreu no salão de festas da comunidade Jesus Operário, mas o momento foi de muito calor humano com atrações preparadas por alunos, professores, comunidade e convidados. A Professora Regina Abriu  as atividades animando a platéia. O tema do show este ano foi a juventude, as professoras Juliana, Angélica, Rita, Regina e Fabiane representaram um grupo de adolescentes que durante o show de seu universo  e como lidam com os fatos que acontecem em seu dia a dia. Também participaram da animação da festa os monitores do Mais Educação Diego e Huibner que trouxeram alegria e irreverencia ao evento. Ainda colaboraram para o bom andamento do show a professoras Luisa, os monitores do Mais Educação Gustavo e Roberta e as funcionárias Roselei e Carla Olsen. Entre as diversas atrações tivemos muita música, dança, teatro e exposição de trabalhos manuais.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Programa Mais Educação Realiza Festa de aniversário do 1º semestre

 Aniversariantes de Janeiro.

 Aniversariantes de Fevereiro.

 Aniversariantes de Março.

 Aniversariantes de Abril.

 Aniversariantes de Maio.

 Aniversariantes de Junho. 

Aniversariantes de julho.

 Hora de servir os quitutes.

 Profª Rita com as Merendeiras Dejanira e Roselei.

Equipe do Mais Educação: Gustavo. Huibner, Roberta, Diego, Rita
e Fabiane.

Nesta quarta-feira (17/07) a Coordenação do Programa Mais Educação  da nossa escola proporcionou uma festa para comemorar os aniversários da primeira metade do ano. A festa foi muito curtida pelos alunos que participaram também da decoração do espaço. Para muitos dos alunos este momento teve grande significado vez que a maioria deles, por questões financeiras, não comemoram seus aniversários em casa. A festa foi completa com salgados, bolo, música e brincadeiras, sorteio de presentes e lembrancinhas. A realização da festa teve a colaboração dos monitores do Mais Educação e das merendeiras Roselei e Dejanira, responsáveis pelos quitutes.

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Escola João da Silva realiza Seminário com os educadores.

 Grupo de Professores e Funcionários.

 Grupo de Professores e Funcionários.

 Professora Regina e a dinâmica das flores.

 Luciano, Roberta, Carla, Silvia, Vanessa, Clarice e Sandra.

 Rita, Luisa, Idalisa, Elenice, Angela e Magda.

 Ângela Islabão, Claudia, Deti, Tarcísio.

Betânia, Carolina, Helena, Goreth e Maria.

 Maribel, Nalu, Vera, Clarice, Juliana e Roberta Maia.

Roselei, Diego, Venilda, Fabiane e Eulália.

 Apresentação das atividades.

 Professora Magda fala sobre letramento.
  
 
Dinâmica de observação da caixa.

apresentando as conclusões.

 Almoço coletivo.

Dia 10 de julho, professores e funcionários da escola participaram do 2º Seminário Interno da Escola João da Silva Silveira. O encontro teve por objetivo promover o debate dos educadores sobre as atividades desenvolvidas pela escola tendo em vista a promoção dos alunos. Para abrir o evento foi realizada a dinâmica das flores, onde os presentes identificaram as características de cada flor fazendo uma relação com os colegas que apresentas tais características, num segundo momento foram formados grupos para elaborarem poesias que falassem de jardim relacionando com a escola e o ato de educar, os grupos também receberam imagens de crianças brincando para elaborar textos a partir das observações destas figura. As poesias e os textos serão postados aqui no blog posteriormente. Na sequência tivemos uma palestra com a Professora Magda Santos, professora de Ciências Sociais formada pela UFPel, Mestranda em Educação e pesquisadora do Projeto Observatório do Campo, desenvolvido pela UFPel tendo a nossa escola como um dos parceiros. A palestra da professora foi sobre Letramento. Houve ainda a exibição de um vídeo com Celso Antunes sobre avaliação seguido de um histórico sobre o processo realizado pela escola que resultou numa mudança no processo de avaliação dos alunos onde o resultado é divulgado na forma de parecer descritivo, também foi feita uma dinâmica de observação onde o grupo analisava uma caixa, cada um de um angulo diferente, ninguém via o todo da caixa as com as informações dos demais era possível ter uma ideia sobre os lados que não se podia ver, assim como acontece com os pareceres descritivos dos alunos onde cada um faz as suas observações e ao se juntar estas observações se tem uma ideia do todo.  Logo após realizamos debates em grupos sobre as dificuldades para realizar a avaliação dos alunos e para fazer o registro desta avaliação de forma que fique compreensível para a comunidade escolar e os órgãos oficiais do ensino. A reunião encerrou com a plenária na qual os grupos colocaram as suas conclusões.