segunda-feira, 31 de março de 2014

Escola realiza seminário interno

Professora Raquel fala sobre ensino de 9 anos.

Na hora do lanche...

...teve gente que procurou um lugar estratégico.

Debate nos grupos.

Debate nos grupos.

Debate nos grupos.

Debate nos grupos.

Debate nos grupos.

Debate nos grupos.


Nosso projeto pedagógico tem como um dos objetivos a formação dos professores e funcionários da escola. Para dar conta deste objetivo procuramos oportunizar a participação em cursos e encontros, também usamos as reuniões da escola que ocorrem aos sábados, temos ainda os seminários com toda a comunidade escolar e os seminários internos. Estes últimos ocorrem três vezes no ano e o primeiro de 2014 aconteceu no dia 28 de março. Na programação tivemos a participação da professora Raquel da Rocha Guterres, supervisora da Assessoria de Programas Educacionais  - APEDUC da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas. A professora Raquel realizou um bate-papo com o grupo da escola sobre as mudanças ocorridas recentemente na educação com a implantação do ensino de nove anos. Em sua fala destacou que a proposta não é apenas acrescentar mais um ano ao ensino fundamental, mas sim garantir que as crianças tenham tempo suficiente para se alfabetizarem, por este motivo o ano a mais foi acrescido no inicio e não no final do ensino fundamental, falou também da importância da formação do professor para lidar com a nova proposta e do comprometimento da escola com a continuidade do processo ao longo de todo o ensino fundamental. Após um pequeno intervalo para o lanche os professores e funcionários se dividiram em grupo para reflexão sobre o assunto apresentado. Ao meio dia foi servido um gostoso strogonoff com arroz, batata palha e saladas. A tarde o grupo voltou a se reunir para rever as atividades desenvolvidas pela escola e previstas no nosso calendário letivo, definindo a intenção pedagógica e os objetivos a serem desenvolvidos na realização de cada uma delas. Também foram definidos os grupos que ficarão responsáveis pela realização de cada atividade

Parabéns Adriana pela Formatura



O sucesso é daqueles que batalham e, com toda certeza, foi com essa garra que a nossa colega Adriana Maske Folha conquistou mais uma grande vitória no dia 29 de março, nesta data Adriana colou grau em Pedagogia. Para nós, que trabalhamos com ela, sabemos de toda dedicação e competência com que realiza suas atribuições e temos a certeza de que a Educação ganha uma grande profissional para contribuir com a formação de nossas crianças. Estamos felizes por ti Adriana e desejamos que a alegria desta data fique para sempre contigo e que a tua felicidade também contagie aqueles que da tua profissão se beneficiarem. Pessoas grandes são aquelas que lutam por ideais, e essa tua conquista prova que tu faz parte dessas pessoas. Parabéns pela formatura!

Ricardo Moreira
Diretor

sexta-feira, 21 de março de 2014

Atividades do Programa Mais Educação começam sem almoço por falta de merendeira.

As atividades do Programa Mais Educação na nossa escola recomeçaram nesta quinta feira, 20 de março. Anteriormente as coordenadoras do programa Professora Rita Gomes e Professora Roberta Maia, juntamente com a direção, realizaram uma reunião com os pais e mães no dia 13 de março. Na reunião foi apresentada a prestação de contas e de atividades do ano anterior e foi encaminhada uma avaliação por parte dos presentes que consideram bom e necessário o trabalho que está sendo desenvolvido pela escola no que se refere as atividades do Mais Educação. O Diretor, Professor Ricardo, também falou destacando a importância  da participação dos alunos que permanecem mais tempo na escola facilitando o entrosamento e melhorando não só as relações entre todos mas também com reflexos na aprendizagem doa alunos, por isso a escola aceitou o programa a vai continuar se esforçando para que o mesmo seja mantido na escola, apesar das dificuldades. A Coordenadora Professora Rita informou que a escola está sem merendeira para fazer o almoço dos alunos porque a Secretária Municipal de Educação concedeu Licença para a merendeira Kátia e ainda não mandou outra para substituí-la. Mesmo assim a comunidade entende que devido a importância das atividades as mesmas deveriam começar logo, ficou definido para o dia de hoje, sendo que enquanto a SMED não mandar a nova  merendeira não será servido o almoço aos alunos que deverão ir em casa ou trazer lanche para passar o dia. Este ano o Mais Educação irá oferecer quatro atividades em turno inverso: Campos do Conhecimento com o monitor Gustavo Silveira Ribeiro, Canteiros Sustentáveis com a monitora Viviane Koop Hirdes, Atletismo com a monitora Lucila, Clasen Loper e Rádio Escolar com o monitor Luis Carlos dos Santos Sampaio. Para o próximo ano os responsáveis pelos alunos decidiram que devem permanecer as oficinas Campos do Conhecimento, Atletismo, Canteiros sustentáveis, sendo que a Rádio Comunitária deverá ser substituída por Artes Gráficas e Literatura (Fotografia)

Professora Rita em reunião com os pais.
Professora Roberta assume a coordenação a partir deste ano.
Campos do Conhecimento.
Atividades do 1º dia.
Atividades do 1º dia.
Atividades do 1º dia.
Atividades do 1º dia.
Atividades do 1º dia.



sábado, 8 de março de 2014

Dia Internacional da Mulher



Quando alguém age de forma discriminatória em relação a mulher, está agredindo todas as mulheres do mundo e por isso é necessário que mulheres, homens e todos os demais grupos, estejamos na luta contra a exclusão de gênero. A final a causa é de todos nós e a luta contra o preconceito de qualquer natureza é apenas uma etapa de uma luta maior: a busca da felicidade para todos e todas. A educação tem um papel fundamental nesta luta, dentro e fora da escola. 

Ricardo Moreira 
Diretor