sábado, 31 de maio de 2014

Comunidade comemora os 86 anos da escola























Neste sábado pela manhã, a comunidade escolar se reuniu para festejar os 86 anos da escola. Na abertura houve entoação dos hinos nacional, riograndense e da escola. A banda da escola tocou nosso hino e apresentou outras músicas. Logo apos o Diretor da escola, Prof Ricardo e a Professora Regina Batista, Caracterizados de João da Silva Silveira e Professora Eulália Medeiros dos Anjos contaram para os presentes um pouco da história da escola que começou em 1915 quando a Jovem Eulália Medeiros veio, com a família, morar no Monte Bonito, como tinha estudo, começou a ensinar as crianças da vizinhança a ler e escrever, no início as aulas eram na sala de sua própria casa, com o tempo houve a necessidade de um espaço maior, então em 1928 foi criada, pelo intendente João Simões Lopes Neto, a Escola joão da Silva Silveira, que recebeu este nome em homenagem a um famoso farmacêutico e químico pelotense, que se destacou nacionalmente e internacionalmente ao criar o famoso elixir de nogueira. Inicialmente a escola funcionava no prédio que havia sido sede da Companhia Mineradora Francesa que explorava pedras na localidade. em 1976 foi construído um novo prédio para a escola, onde a mesma se encontra até hoje. Em 1984 a escola passou a ter o ensino fundamental completo. Em 2002 começou a funcionar, no turno da noite a EJA (Educação de Jovens e Adultos) para dar oportunidade aos moradores da região, que não tiveram oportunidade na idade própria, de concluírem o ensino fundamental. Em 2012 atendendo a reivindicação da comunidade e Secretaria Municipal de Educação contratou uma empresa parea ampliação e reformas e em 2014, com recursos do PDE (programa de desenvolvimento do Ensino) do governo federal, várias obras foram realizadas com a finalidade de tornar o ambiente escolar mais qualificado. Depois de ouvirem a história da escola, os presentes assistiram e entrega de medalhas para os vencedores dos Jogos Interséries e da gincana das cores (confira os vencedores abaixo). O auge da festa foi o parabéns a você e a distribuição de bolo com suco.

JOGOS INTERSÉRIES

CAMPEÕES

Lucas Ramos
Guilherme
Wesley
Diórgenes
Iruan
Matheus Zibel

VICE CAMPEÕES

Maiander
Diego
Idemar
João Paulo
Carlos Eduardo
Darlan

CAMPEÃS

Luene
Lauren
Letícia
Kristen
Maricele
Kauanny

VICE CAMPEÃS

Suzane
Schirley
Carla
Brenda
Tamara

GINCANA DAS CORES

DIURNO
1º lugar: Equipe Amarelo - 5º ano A e 8ª série A - 287 pontos
2º lugar: Equipe Verde: - 4º ano A e B e 7ª série B - 250 pontos
3º lugar: Equipe Azul - 1º ano A e 6ª série A - 217 pontos
4º lugar: Equipe Bordô - 2º ano A e 6º ano A e B - 216 pontos
5º lugar: Equipe Vermelho - 3º ano B e 7ª série B - 203 pontos
6º lugar: Equipe Laranja - 3º ano A e 6ª série A- 140 pontos

NOTURNO (EJA)
1º lugar: Equipe azul - 111 pontos
2º lugar: Equipe verde - 100 pontos
3º lugar: Equipe Branco - 62 pontos
4º lugar: Equipe Laranja - 60 pontos
5º lugar: equipe Amarelo - 50 pontos

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Diversão e aprendizagem na Gincana das Cores

abertura das atividades.
Bandeiras tremulando.

Equipes organizadas.
Aguardando as orientações.
Equipe Amarela.
Equipe Verde.
Equipe laranja.
Equipe bordô.
Equipe Vermelho.
Equipe azul.
Desfile de Moda.
Desfile de Moda.
Desfile de Moda.
Desenhando o João da Silva.
Atletismo - Salto em distância.
Atletismo - Salto em distância.
Lançamento de peso.
Acompanhando a equipe.
Alunos da EJA.
Desenhando o João da Silva.
Representando João da Silva nosso patrono e Eulália Medeiros a 1ª professora.

Ajudando na decoração para a festa.
Nesta quinta-feira, 29 de maio, nossos alunos participaram da tradicional gincana das cores dentro da programação das comemorações dos 86 anos da escola. Esta atividade tem por objetivo integrar a comunidade escolar além de desenvolver diversas habilidades como criatividade, liderança, cooperação, organização,  esportividade, disciplina e outras. Entre as tarefas a serem cumpridas tivemos: caracterização com as cores da equipe, participar de um desfile de apresentação da equipe, elaborar um grito de paz, fazer uma bandeira, escrever uma mensagem para a escola, desenhar o nosso patrono João da Silva Silveira, fazer paródias musicais e apresentar para os colegas, criar roupas com material alternativo para um desfile, participar de atividades de atletismo. Foi um dia onde os alunos aprenderam se divertindo. Ao meio dia foi servido um gostoso carreteiro com feijão preparado pelas nossas funcionárias. Os alunos da EJA também realizaram a gincana na noite do mesmo dia e ainda ajudaram na decoração da escola. Os vencedores da gincana serão conhecidos na manhã de sábado, 31 de maio, durante a festa de aniversário da escola

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Alunos da EJA prestam homenagem aos 86 anos da escola

Nesta Terça-feira (27/05) os alunos da Educação de Jovens e Adultos participaram da Gincana das Cores. Entre as diversas atividades os alunos escreveram mensagens para homenagear a escola e seus 86 anos:


João da Silva, minha escola preferida. Comemoramos com orgulho os teus 86 anos!
Etapas Iniciais – EJA  - Equipe Branca


Nestes 86 anos a Escola João da Silva Silveira contribuiu com a construção de muita educação!
5ª Etapa EJA – Equipe Amarela


Janjão, parabéns pelos 86 anos de educação o laranja te agradece do fundo do nosso coração.

7ª Etapa – EJA  - Equipe Laranja


Eulália iniciou a caminhada com o povo da comunidade e ainda hoje estamos seguindo nesta mesma estrada. Parabéns pelos 86 anos desta realidade!

7ª Etapa – EJA – Equipe Verde 


Escola João da Silva Silveira. Através da educação abrindo porteiras, expandindo fronteiras!
8ª Etapa EJA – Equipe  Azu

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Seguem as comemorações dos 86 anos da Escola

As atividades de comemoração dos 86 anos de aniversário da escola tiveram prosseguimento neste sábado dia 24 de maio com o Torneio Interséries de futsal. A atividade durou todo o dia e começou com a abertura oficial onde houve o hasteamento das bandeiras e entoação dos Hinos Nacional, Rio Grandense e da Escola, logo apos as Equipes começaram o torneio. Paralelamente os alunos menores participaram de um circuito de jogos que incluía boliche, xadrez, sapata, jogo do trânsito e pintura de rosto. Ao meio dia foi servido um gostoso rizoto com feijão e salada. a tarde continuaram os jogos e foi servido um lanche com cachorro quente e suco. No encerramento do dia foi feito oi descerramento das bandeiras. As comemorações continua, esta semana com diversas atividades. Veja a Programação:
19/05 - abertura das festividades com sorteio das equipes para a gincana das cores e distribuição das primeiras tarefas;
24/05 - Jogos Interséries - Manhã e tarde
26/05 - Divulgação das tarefas da gincana das cores
29//05 - Gincana das cores - Manhã e Tarde
31/05 - Festa de aniversário - Apresentações das equipes, entrega das premiações e distribuição de bolo
Haverá um jantar comemorativo em data a ser marcada.