segunda-feira, 28 de março de 2011
Observatório do Campo se reúne em Florianópolis
Dia 11 de março realizou-se na universidade Federal de Florianópolis o 1º seminário interinstitucional do programa Observatório do Campo, do governo federal. Estiveram presentes no encontro representantes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A professora Regina Célia Batista, coordenadora em nossa escola, foi uma das representantes da nossa região. Na ocasião, Santa Catarina e Paraná, que já desenvolvem projetos dentro deste programa, apresentaram suas experiências anteriores. Já o Rio Grande do sul está tomando parte neste ano. O projeto se chama Realidade das escolas da região sul do Brasil, Diagnóstico e intervenção pedagógica com ênfase na alfabetização, letramento e formação de professores. Durante o dia de trabalho houve apresentação dos grupos, apresentação do projeto, estudo de leitura de dados e planejamento de ações. Como continuidade, neste momento, em Pelotas, está ocorrendo a seleção dos bolsistas que irão trabalhar no projeto nos próximos quatro anos.
domingo, 27 de março de 2011
Escola realiza seu primeiro seminário do ano - o tema foi o meio ambiente
Com esta ideia, realizamos, na manhã deste sábado, o nosso primeiro seminário do ano. Apesar do tempo, que não estava favorável, a presença da comunidade foi bastante significativa. O encontro começou com as boas vindas do diretor que agradeceu a todos pela presença e falou do objetivo do encontro, que era o de proporcionar um debate entre os diversos segmentos da comunidade escolar para propor e decidir ações sobre como tornar melhor o ambiente na nossa escola e na nossa comunidade. Após, a Professora Lucélia, coordenadora pedagógica, chamou as turmas para apresentarem os trabalhos desenvolvidos durante a preparação do seminário. Com muita criatividade, as turmas demonstraram o que aprenderam sobre preservação do ambiente por meio de músicas, danças, esquetes teatrais, apresentação de cartazes e vídeos produzidos pelas próprias turmas orientados pelos professores. Após o intervalo, onde foram servidos bolo e suco, os presentes foram divididos em grupos de trabalho para elaborar propostas concretas de como melhorar o ambiente escolar e formular estratégias de ação a serem desenvolvidas na comunidade. Entre os resultados dos debates nos grupos, a principal preocupação foi com a manutenção da limpeza da escola. Propostas como evitar jogar lixo no chão, cuidar dos banheiros mantendo-os em condições, manter paredes limpas e sem riscos e cuidar das cortinas foram citadas por quase todos os grupos. Também foi uma preocupação dos grupos as boas relações entre o pessoal da escola propondo ações como manter o respeito entre todos, falar com voz moderada, manter os trabalhos expostos nas salas de aula em boas condições e manter o silêncio nos corredores para não prejudicar a aprendizagem dos colegas. O cuidado com as árvores e as plantas do jardim da escola também apareceu em todos os grupos. Como proposta de ação para a comunidade foram sugeridos: realização de uma caminhada ecológica; concurso de jardins entre os moradores; mutirão da limpeza; coleta seletiva de lixo na escola para vender obtendo recursos para a escola; manter e ampliar o Projeto Protetores do Janjão; realizar uma campanha com cartazes em diversos pontos da comunidade (ônibus, bares. Posto de saúde, etc.) e realizar um mutirão para reformar a pracinha da escola. O próximo passo será trabalhar com os diversos grupos a implementação destas propostas.
Ricardo Moreira
Diretor
sexta-feira, 25 de março de 2011
Assinatura de termo de compromisso torna o sonho da escola infantil mais próximo da realidade
--
Prof. Ricardo Moreira
quinta-feira, 24 de março de 2011
Comunidade escolar reúne-se com o Secretário Municipal de Educação
Reunião de Pais
terça-feira, 22 de março de 2011
Água, Water, Wasser, Aqua, Acqua, L'eau, Ura, Vode, Auga... Não importa como a chamem, ela é um de nossos bens mais preciosos...
segunda-feira, 21 de março de 2011
O primeiro verde da natureza é ouro... E hoje é o dia da poesia!
Nature's first green is gold
Her hardest hue to hold.
Her early leaf's a flower;
But only so an hour.
Then leaf subsides to leaf.
So Eden sank to grief,
So dawn goes down to day.
Nothing gold can stay.
Segue abaixo a tradução que aparece no filme:
Nada que é dourado permanece
O primeiro verde da natureza é dourado,
Para ela, o tom mais difícil de fixar.
Sua primeira folha é uma flor,
Mas só durante uma hora.
Depois, folha se sedimenta sobre folha.
E o Éden mergulha em tristeza
Assim a aurora se transforma em dia.
Nada que é dourado permanece.
Dentro das teorias literárias que tratam de interpretação de poemas, o texto significa que qualquer coisa que é genuína irá eventualmente desaparecer, e que tudo que tem uma beleza verdadeira precisa eventualmente desaparecer. É também uma maneira diferente, mais profunda de mostrar a mudança das estações. No caso do filme, o que era dourado e não permanecia era a juventude e os sonhos dos personagens.
No dia da poesia, o Blog oferece esse texto que, embora melancólico, é e sempre será um belo poema.
Por Maribel Felippe
domingo, 20 de março de 2011
Piquete Lanceiros do Monte Bonito reúne comunidade em Mateada
O Piquete Lanceiros do Monte Bonito realizou, neste domingo, uma Mateada que reuniu os moradores do Distrito na Comunidade Jesus Operário. Aproveitando a tarde agradável, os presentes puderam provar dos quitutes servidos na copa e apreciar a boa música gaúcha. As apresentações foram bem variadas e contaram com a participação do Grupo Musical Sentinela do qual faz parte Vítor Moreira, secretário do nosso educandário. A Escola João da Silva Silveira esteve presente, sendo representada por vários professores e também pelo diretor. Para nós é muito importante prestigiar este tipo de evento pois, além de divulgar a cultura de nosso estado, também reúne a comunidade em momentos sadios de diversão e descontração. Parabéns aos organizadores.
Ricardo Moreira
Diretor
segunda-feira, 14 de março de 2011
Sarau Poético na BPP

.
.
domingo, 13 de março de 2011
Nós queremos, podemos e teremos um ambiente melhor.

A frase título desta matéria foi o lema escolhido pelo grupo de professores e funcionários, durante reunião pedagógica na manhã deste sábado, 12/03, para o primeiro seminário da comunidade escolar que realizaremos dia 26 de março. A ideia foi baseada no tema da Campanha da Fraternidade deste ano que trata de fraternidade e vida no planeta refletindo a questão ecológica, com foco, sobretudo, no problema das mudanças climáticas. Nossa escola, a cada ano, realiza três seminários com a participação de toda a comunidade. Um no início do ano para planejamento, um no meio do ano para acompanhamento das atividades e um no final do ano para avaliação do que realizamos. A cada ano escolhemos um tema para ser trabalhado na preparação e no desenvolvimento do primeiro seminário e que servirá de base para as demais atividades do ano. Em 2009 o tema escolhido foi a paz e a não violência, trabalhando as relações na escola, na comunidade e na família. O resultado deste trabalho foi a elaboração do “Código da Paz” que nada mais é do que o conjunto das normas de convivência na escola definidas após debate de propostas e votação da comunidade escolar. Em 2010 tivemos como tema a família e a sua participação na vida escolar de seus filhos onde pais e mães puderam colocar suas preocupações, sugestões e decisões sobre como melhorar a educação das crianças. O resultado deste trabalho foi utilizado no planejamento das demais atividades do ano. Com a decisão de trabalhar com o tema meio ambiente este ano, a escola espera reforçar o trabalho já desenvolvido em aula pelos professores, ampliando este debate para a comunidade com objetivo de melhorar o ambiente na escola, nas casas de cada um e na comunidade. Tudo isso sem deixar de refletir sobre a verdadeira causa da destruição ambiental que é a exploração desenfreada dos recursos naturais para garantia do lucro e do enriquecimento de alguns. Este trabalho já começa na próxima segunda-feira com desenvolvimento de atividades que irão culminar na realização do seminário em que estaremos definindo as ações a serem desenvolvidas durante o restante do ano.
Por Ricardo Moreira
Diretor