terça-feira, 4 de outubro de 2016

Ideb da nossa escola atinge índices previstos para 2021




O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da nossa escola, medido em 2015 foi de 4,5 nos anos iniciais e 5,1 nos anos finais (os anteriores eram respectivamente 4.3 e 3,5), índices previstos para 2021. Isso demonstra que o nosso esforço no sentido de buscar melhores resultados está surtindo efeitos. Acreditamos que os motivos deste crescimento podem ser encontrados no Projeto Pedagógico da escola elaborado com a participação da comunidade escolar e que prevê realização atividades que contribuem para estimular a aprendizagem:
  •  Estudos de recuperação em turno inverso para os alunos de baixo rendimento, atividade já prevista na LDB, mas que em muitas escolas somente é realizada no final do trimestre. Na nossa escola optamos por realizar em turno inverso durante todo o ano, assim é possível trabalhar as dificuldades dos alunos assim que são detectadas, com mais chances de que sejam sanadas.
  • O trabalho desenvolvido pela Sala de Recursos Multifuncionais da escola, que proporciona aos alunos com dificuldades que interferem na sua aprendizagem o atendimento adequado para que tenham condições de vencer suas limitações.
  • A permanência dos alunos mais tempo na escola participando de projetos extraclasses, com atividades de formação que contribuem para melhorar a relação dos alunos com os estudos também contribuíram para o avanço dos índices de nossa escola 
  • Formação continuada dos professores com a qualificação das reuniões pedagógicas transformando-as em espaço de formação e discussão dos problemas observados em sala de aula, nas reuniões optamos por priorizar a discussão pedagógica debatendo e propondo ações para toda a escola a fim de que sejam desenvolvidas em sala de aula, além de outras atividades que envolvem também a comunidade escolar. 
  • Processo de avaliação com a expressão dos resultados por meio de parecer descritivo, este processo além de avaliar o desenvolvimento integral do aluno tem levado os professores a estudarem mais para aperfeiçoarem seu trabalho no sentido tornar o processo de avaliação o mais real possível, como ninguém tem uma receita pronta sobre o assunto este aperfeiçoamento é necessário e isto tem mantido o grupo de profissionais em constante reflexão sobre o trabalho pedagógico realizado.    
  • O Conselho Escolar, instância máxima de participação onde a comunidade escolar pode decidir sobre questões financeiras, administrativas e pedagógicas.
  • O conselho de Classe Participativo que é a culminância do processo de avaliação, onde se discute com os alunos e seus responsáveis o processo desenvolvido no trimestre e seus resultados, propondo-se ações para o próximo período.
  • Os Seminários com a Comunidade Escolar, momentos em que se reúne todos os segmentos da escola para discussão das ações desenvolvidas no ano letivo em todas as instâncias da escola, atualmente a escola realiza três seminários, um no início do ano para planejamento, um no meio do ano para acompanhamento e ajustes e o último no final do ano para avaliação.  
  • A proposta de gestão da escola, consolidada em nosso projeto pedagógico é outro fator que pode ter contribuído com a elevação do IDEB, onde a estratégia principal é envolver professores, funcionários, pais, estudantes e outras pessoas da comunidade buscando trazer a realidade da comunidade para dentro da escola sendo uma das intenções da equipe diretiva da escola trabalhar a conscientização de que trabalhamos em rede e, sendo assim, somos todos responsáveis pelo resultado de nossas ações, porque se um dos componentes desta rede falhar compromete o trabalho de todos, felizmente esta estratégia tem dado certo, os números estão ai para confirmar.


Professor Ricardo Moreira
                            Diretor


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