PROJETO
PEDAGÓGICO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL JOÃO DA SILVA SILVEIRA
ENDEREÇO: MONTE BONITO – 9º
DISTRITO DE PELOTAS TELEFONE: 32773339
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: MANHÃ:
8h às 12h – TARDE: 13h às 17h
NOITE: 19h às 23h
DIRETOR: RICARDO DA SILVA
MOREIRA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ADRIANE
GERBER MARTINS
LUCÉLIA SIAS PEREIRA
BETÂNIA PERSCH DORNELLES
OREINTADORA
EDUCACIONAL: MARIA VENILDA ISLABÃO LOPES
1.
CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE
O Monte Bonito é o nono distrito de
Pelotas; é o mais próximo da sede do município, localizando-se a 21 km deste.
Limita-se ao norte com o distrito de Cerrito Alegre; ao sul com a sede do
município e com o município de Capão do Leão e, uma parte, com a colônia de pescadores
Z3; a oeste se limita com o distrito Cascata. O relevo do distrito apresenta-se
acidentado com grandes desníveis, apresentando uma elevação acentuada. É uma
região mais ou menos abrupta a oeste da cerra dos tapes, com elevação até 100m
de altitude.
A vegetação predominante é de campos
e matas nativas com a presença de árvores exóticas especialmente o eucalipto.
O distrito tem uma importância
hidrográfica para o município, além de ser o centro dispersor das águas
formadores da Bacia do Arroio Santa Bárbara, nele se localiza a Estação de
Tratamento das águas do Arroio Pelotas, o Reservatório Sinnot. Mais para oeste
situa-se o Arroio Moreira.
Uma parte dos moradores dispõe de
água tratada, mas muitos ainda consomem água oriunda de poços, vertentes ou
açudes.
As vias de acesso ao distrito são as
BRs 392, que corta o distrito, e a 116, as quais se articulam com as estradas
do Quilombo, do Sinnot, da Gama e do Umbú.
As precárias condições das estradas
internas do distrito dificultam o transporte de passageiros e da produção local
causando transtorno aos moradores e produtores da região.
A localidade já foi habitada por
índios charruas e minuanos Atualmente a população está concentrada em algumas
áreas. As mais ocupadas são: Pedreiras, Sítio Tabajara, Gama, Tatua, Pilão e a
Sede do Distrito, cada um destes locais com suas características próprias
quanto a aspectos econômicos, sociais e culturais.
A Escola se localiza na região das
Pedreiras onde se podem observar algumas características de periferia urbana,
com diversas ocupações irregulares sem a infra-estrutura adequada. A população
das Pedreiras começou a crescer na década de 40, a partir da chegada de
trabalhadores vindos do de outros distritos e também de outros municípios
próximos, estimulados pela oportunidade de trabalho, pois na época havia a
exploração de pedras na região pela Companhia Francesa. Durante a II Guerra
Mundial a Companhia Francesa abandonou a região, deixando uma infra-estrutura
que, mais tarde, foi utilizada pelo Batalhão Ferroviário, que trabalhava na construção da linha férrea entre Pelotas e Santa Maria. Após a saída do Batalhão Ferroviário,
outras empresas vieram se instalar no Monte Bonito para realizar a exploração de granito nas pedreiras e, a cada nova companhia que se instalava, ampliava-se o numero de moradores na região.
As atividades nas pedreiras
cessaram na década de 80, causando desemprego para muitas famílias que
dependiam desta atividade para sobreviver, este e outros fatores sociais, contribuíram para que a comunidade, hoje, apresente os seguintes
aspectos:
o
Ocupação desordenada gerando um
aglomerado de casas na região das antigas pedreiras, sem planejamento
no que diz respeito a esgoto e arruamento. Atualmente a localidade conta com
água encanada e coleta de lixo, serviços implantados pela administração
municipal em 2002-2003.
o
principais atividades econômicas da população: safristas (pessoas que trabalham na indústria ou nas lavouras em safra de algum produto), operários que
se deslocam para
o trabalho na cidade, funcionários públicos, trabalhadores informais (em olaria, matos, construção civil), pequenos agricultores, feirantes e pequenos comerciantes, sendo a renda media de
um salário mínimo por família;
o
um grande
numero de famílias desempregadas, cuja situação
se reflete diretamente no comportamento social das crianças
e jovens ; muitas famílias tem como única renda o bolsa família, programa do
governo federal.
o
as formas
de lazer mais frequentes são os bailes, o futebol e
as festas promovidas
pelas escolas e comunidades religiosas. As famílias com melhores condições econômicas vão buscar lazer na
sede do município pois na localidade não existem muitas opções;
o
a escola, em suas diferentes
atividades acaba proporcionando momentos de lazer e cultura, além
de educação;
o
a situação de carência
econômica e a falta de uma ocupação produtiva de muitos leva, principalmente os jovens, a conviverem com a violência e os vícios.
2. NOSSA
ESCOLA
A Escola Municipal João da
Silva Silveira
atende atualmente 278 alunos, com duas turmas de Educação Infantil, uma para alunos de
quatro anos e outra para alunos de cinco anos. São duas turmas de primeiro ano,
uma de segundo ano, duas de terceiro ano, duas de quarto ano, duas e quinto ano
e uma de sexto ano do ensino fundamental de nove anos que está sendo implantado
gradativamente desde 2010 e mais 4
turmas de sétima e oitava séries de ensino fundamental. Também funciona,
à noite, uma turma das etapas iniciais e 4 turmas de etapas finais do ensino
fundamental na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).
Nossos
alunos são oriundos de
diferentes localidades do distrito, mas
a grande maioria é moradora da vila ao redor da escola, onde residem aproximadamente 400 famílias.
A escola
possui 09 salas de aula, um
laboratório de Ciências Fisicas e Biológicas, laboratório de informática, biblioteca, secretaria, refeitório, cozinha, sala para professores, sala
para direção e coordenação pedagógica, sala
para a orientação educacional, sala
de recursos, duas salas de apoio, sala do Programa Mais Educação, sala das
monitoras, sala da Rádio Escolar, dispensa, almoxarifado, banheiros
masculinos e femininos para alunos adaptado para
pessoas com deficiência e para professores e banheiro para os alunos da pré escola,
uma pracinha, uma quadra de esportes sem cobertura, um palco aberto para
apresentações e horta escolar.
Conta-se com um
quadro de pessoal de 71 pessoas, sendo 49 professores desempenhando as funções de Diretor, coordenadores Pedagógicos, Orientadora Educacional, Atendimento
Educacional especializado, Professores de
séries/anos iniciais, professores
de séries finais, projetos
pedagógicos e 22 funcionários nas funções de agente administrativo,
monitoras, merendeira, serventes, motorista,
cuidadora e guarda Noturno.
A escola desenvolve atividades que visam uma aproximação coma a comunidade, oferecendo oportunidades de
educação e conscientização quanto às questões que fazem parte da realidade local e nacional, através da promoção de
atividades de integração da comunidade, eventos culturais que
visam manter e divulgar a cultura
e a história do povo, entre estas atividades destacam-se: festas de
aniversário da escola, festas juninas, mateadas,
natal, dia da criança e dia do estudante, desfiles patrióticos,
palestras, seminários e projetos.
Após a ampliação da escola no ano de 2013
passamos a contar com mais espaço para a realização das atividades pedagógicas,
no entanto ainda
necessitamos de uma cobertura para a quadra de esportes, existe o compromisso por
parte da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de realizar esta cobertura
em troca de parte do espaço do terreno da escola para a Escola de Educação
Infantil do Monte Bonito. Outra dificuldade da escola é contar com
profissionais para realização dos estudos de recuperação em turno inverso, pois
faz parte da nossa proposta este atendimento, mas nem sempre dispomos de carga
horária disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação.
3. O
TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO
O educador é um dos responsáveis pela construção de uma sociedade
mais justa. Deve estar em constante estudo para realizar um trabalho democrático e criativo, deve ter uma postura critica
e estar aberto a mudanças.
O educador atuante valoriza-se ao
assumir posturas de pesquisa
e dialogo a fim de atingir o ideal de transformar o meio em que está inserido
Pensando no educador ideal nossa
escola estabeleceu um perfil do nosso grupo um trabalho de pesquisa revelou que
nosso educador é um profissional que vê o aluno em primeiro
lugar trabalhando a formação do cidadão, conforme a proposta Pedagógica. No
cumprimento de suas funções procura fazer sempre o melhor, trabalhando com
prazer e, apesar das dificuldades enfrentadas, cumpre com as suas obrigações. É
um trabalhador comprometido com a educação e que está sempre em busca de algo
mais para a sua formação por meio do estudo e da pesquisa sem deixar de lado os
aspectos afetivos. É também alguém que sonha em poder transformar o mundo em um
lugar melhor para todos.
4. PROPOSTA
PEDAGÓGICA
Vivemos
numa sociedade com acentuadas desigualdades
sociais, onde os indivíduos das classes mais baixas vêem suas dificuldades multiplicarem-se a cada dia. Neste contexto faz-se
necessário redefinir
a função da escola e o papel do educador, considerando-se:
o
o descaso, historicamente construído, do poder publico com a escola pública ;
o
o desrespeito dos
governantes à autonomia das escolas;
o
a falta de espaço
para que as comunidades escolares construam a sua proposta pedagógica das escolas;
o
a desvalorização do profissional
da educação ;
o
a necessidade de unidade
e integração na prática educativa;
Nossa
proposta pedagógica baseia-se no desafio de oferecer uma escola pública de
qualidade, onde todos tenham a oportunidade de aprender, constituindo-se num
direito da cidadania, sendo então o grande compromisso assumido por todos:
direção, professores, funcionários, pais e alunos. Conceber a educação nesta
ótica de escola cidadã implica também numa opção necessária de compreender e
reconhecer o saber da comunidade, incorporando ao saber sistematizado estes
saberes e lutas.
Neste contesto propomos a construção de uma ação pedagógica que retrate
a ideia da própria comunidade escolar sobre a sua
realidade, suas necessidades e seus sonhos como elementos básicos do processo ensino-aprendizagem.
Estabelecendo a filosofia de trabalho da escola e apontando diretrizes
para uma prática
pedagógica coerente que vise à construção de uma escola competente, democrática, e compromissada com a transformação da sociedade buscando
atingir as seguintes metas:
1°. valorizar
a vida e lutar para que o homem seja agente da transformação,
visando a mudança social, rompendo
com o individualismo para a prática da solidariedade;
2° propiciar
um trabalho pedagógico com reflexão sobre
as ideologias vigentes, visando o conhecimento
da realidade para planejamento de uma ação capaz de dar conta das necessidade;
3° criar oportunidades de politização da comunidade, a partir
da reflexão, na busca do crescimento de uma ação conjunta e participativa;
4° construir coletivamente o
conhecimento a partir da(s) realidade(s) de cada um e tendo como base o
conhecimento sistematizado.
5. OBJETIVOS
A escola assume
o compromisso e a responsabilidade de manter uma ação educativa
de qualidade, o que pressupõe a
participação política para que, com criatividade e respeito à individualidade de cada um, possamos fazer da educação um processo democrático, participativo, permanente e comprometido com os objetivos de formação, integração e mudança social, despertando no aluno opções de vida para atuar conscientemente na sociedade buscando uma organização mais justa. Para
tanto é necessário que nossa ação pedagógica seja capaz de:
o
ampliar as condições de enfrentamento frente
às diferentes variáveis que
interferem no processo de educação
prejudicando a aprendizagem dos alunos;
o
assumir uma postura de
compromisso político e de responsabilidade, assumindo uma postura crítica frente
aos conteúdos para que sejam um meio e não
um fim em si mesmos;
o
exercer a democracia participativa
para uma real socialização e comunhão de ideias para uma verdadeira escola - educação;
o
comprometer-se com uma nova e melhor organização
da sociedade partir do conhecimento teórico associado a prática individual e coletiva.
6.
AÇÕES
o Qualificação
do processo de gestão democrática e com ampliação da participação de todos os
segmentos da comunidade escolar por meio de consultas, reuniões, assembléias, seminários,
formação, conselho escolar e escolha das equipes diretivas.
o Manter uma boa integração da Escola e da
comunidade promovendo reuniões de pais, festas, cursos para a comunidade e participação nos seminários.
o Participação
da comunidade escolar diretamente e por meio do Conselho escolar, na aplicação
e controle do uso dos recursos financeiros repassados à escola pela Prefeitura
Municipal de Pelotas, do governo federal ou recursos arrecadados de outras
fontes.
o Reuniões
sistemáticas para planejamento e avaliação das ações da escola;
o Análise
dos dados sobre reprovação e evasão para tomada de decisões sobre a solução
desses problemas.
o Integração
dos diversos serviços da escola: orientação, merenda, limpeza, biblioteca, secretaria, monitoria, transporte
escolar, sala de recursos para integração e ação conjunta.
o Avaliação
constante da prática pedagógica individual e coletiva visando o aprimoramento e
a melhoria de resultados do nosso trabalho.
o Promover
uma avaliação do processo pedagógico com base no progresso do aluno, com a realização
da divulgação dos resultados por meio de parecer descritivo elaborado pelo
conjunto dos professores a partir da observação, onde cada um seja considerado
em seu desenvolvimento integral.
o Participação
e integração nas atividades promovidas pela comunidade e entidades de classe
que tenham luta em comum pela educação e pelo bem estar das pessoas na garantia
de seus direitos de cidadão.
o Realização
de encontros e seminários de toda a comunidade escolar para planejamento,
acompanhamento e avaliação das ações da escola;
o Garantia
de 1/3 da carga horária para reuniões de formação de professores tendo em vista
a realização do processo de avaliação por meio de parecer descritivo bem como a
formação necessária ao aprimoramento deste processo, incluindo as reuniões
específicas e as reuniões gerais da escola.
7.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Escola, ao buscar melhoria da
qualidade de ensino, deve ter autonomia administrativa, pedagógica e
financeira, o que constitui a Gestão Democrática do ensino público. Entretanto
é necessário que os órgãos responsáveis assumam sua responsabilidade,
oferecendo à escola os meios de concretização dessa autonomia repassando os
recursos necessários e suficientes para que a escola possa desempenhar
satisfatoriamente suas funções. Também é importante que os trabalhadores da
escola disponham de condições adequadas de trabalho e sejam valorizados
profissionalmente.
Portanto é necessário um esforço
conjunto entre escola, comunidade e
poder público para que possamos concretizar a proposta de uma escola eficiente,
democrática e de qualidade.
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