NOSSO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

PROJETO PEDAGÓGICO

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO DA SILVA SILVEIRA
ENDEREÇO: MONTE BONITO – 9º DISTRITO DE PELOTAS     TELEFONE: 32773339
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: MANHÃ: 8h às 12h – TARDE: 13h às 17h
                                                       NOITE: 19h às 23h
DIRETOR: RICARDO DA SILVA MOREIRA
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: ADRIANE GERBER MARTINS
                                                   LUCÉLIA SIAS PEREIRA
                                                   BETÂNIA PERSCH DORNELLES
OREINTADORA EDUCACIONAL: MARIA VENILDA ISLABÃO LOPES 


1.      CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE

            O Monte Bonito é o nono distrito de Pelotas; é o mais próximo da sede do município, localizando-se a 21 km deste. Limita-se ao norte com o distrito de Cerrito Alegre; ao sul com a sede do município e com o município de Capão do Leão e, uma parte, com a colônia de pescadores Z3; a oeste se limita com o distrito Cascata.                O relevo do distrito apresenta-se acidentado com grandes desníveis, apresentando uma elevação acentuada. É uma região mais ou menos abrupta a oeste da cerra dos tapes, com elevação até 100m de altitude.
            A vegetação predominante é de campos e matas nativas com a presença de árvores exóticas especialmente o eucalipto.
            O distrito tem uma importância hidrográfica para o município, além de ser o centro dispersor das águas formadores da Bacia do Arroio Santa Bárbara, nele se localiza a Estação de Tratamento das águas do Arroio Pelotas, o Reservatório Sinnot. Mais para oeste situa-se o Arroio Moreira.
            Uma parte dos moradores dispõe de água tratada, mas muitos ainda consomem água oriunda de poços, vertentes ou açudes.
            As vias de acesso ao distrito são as BRs 392, que corta o distrito, e a 116, as quais se articulam com as estradas do Quilombo, do Sinnot, da Gama e do Umbú.
            As precárias condições das estradas internas do distrito dificultam o transporte de passageiros e da produção local causando transtorno aos moradores e produtores da região.
            A localidade já foi habitada por índios charruas e minuanos Atualmente a população está concentrada em algumas áreas. As mais ocupadas são: Pedreiras, Sítio Tabajara, Gama, Tatua, Pilão e a Sede do Distrito, cada um destes locais com suas características próprias quanto a aspectos econômicos, sociais e culturais.
            A Escola se localiza na região das Pedreiras onde se podem observar algumas características de periferia urbana, com diversas ocupações irregulares sem a infra-estrutura adequada. A população das Pedreiras começou a crescer na década de 40, a partir da chegada de trabalhadores vindos do de outros distritos e também de outros municípios próximos, estimulados pela oportunidade de trabalho, pois na época havia a exploração de pedras na região pela Companhia Francesa. Durante a II Guerra Mundial a Companhia Francesa abandonou a região, deixando uma infra-estrutura que, mais tarde, foi utilizadpelBatalhão Ferroviário, qutrabalhava na construção da linha férrea entre Pelotas e Santa Maria. Após a saíddo Batalhão Ferroviário,  outras empresas vieram se instalar no Monte Bonito para realizar a exploração dgranito nas pedreiras e, a cada nova companhiqusinstalava, ampliava-se o numero de moradores na região.
         As atividades nas pedreiras cessaram na década de 80, causando desemprego para muitas famílias que dependiam desta atividade para sobreviverestoutros fatores sociais, contribuíram parque a comunidadehojeapresente os seguintes aspectos 

o        Ocupação desordenada gerando um aglomerado de casas na região das antigas pedreiras, sem planejamento no que diz respeito a esgoto e arruamento. Atualmente a localidade conta com água encanada e coleta de lixo, serviços implantados pela administração municipal em 2002-2003.
o        principais atividades econômicas dpopulaçãosafristas (pessoas que trabalham nindústria ou nas lavouraem safrde algum produto), operários que se deslocam para o trabalho na cidade, funcionáriopúblicostrabalhadores  informai(em olariamatos, construção civil), pequenoagricultores, feirantee pequenocomerciantes,   sendo  rendmedia de um salárimínimo por família;
o        um grande numero de famíliadesempregadas, cuja situação se reflete diretamentno comportamento social das crianças e jovens ; muitas famílias tem como única renda o bolsa família, programa do governo federal.
o        as formas de lazer maifrequentes são obailes, o futebol e as festas  promovidas  pelas escolacomunidadereligiosas. As famílias com melhores condições econômicas vão buscar lazer na sede do município pois na localidade não existem muitas opções;
o        a escola, em suas diferentes atividades acaba proporcionando momentos de lazer e cultura, além de educação;
o        a situação de carência econômica e a falta de uma ocupação produtiva de muitos leva, principalmente os  jovens,  a conviverem com  a violência e os vícios.

2.      NOSSA ESCOLA

         A Escola Municipal João da Silva Silveira atende atualmente 278 alunoscom duas turmas de Educação Infantil, uma para alunos de quatro anos e outra para alunos de cinco anos. São duas turmas de primeiro ano, uma de segundo ano, duas de terceiro ano, duas de quarto ano, duas e quinto ano e uma de sexto ano do ensino fundamental de nove anos que está sendo implantado gradativamente desde 2010 e mais  4 turmas de sétima e oitava séries de ensino fundamental. Também funciona, à noite, uma turma das etapas iniciais e 4 turmas de etapas finais do ensino fundamental na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos).  
            Nossos alunos são  oriundoddiferentes  localidades ddistritomas a grandmaioria é moradora da vila ao redor da escola, onde residem  aproximadament400 famílias.
         escola possui 09 salas de aula, um laboratóride Ciências Fisicas e Biológicas,  laboratório de informáticabiblioteca, secretaria, refeitório, cozinha, salpara professoressala para direção e coordenação pedagógica, sala para a orientação educacional, sala de recursos, duas salas de apoio, sala do Programa Mais Educação, sala das monitoras, sala da Rádio Escolar, dispensa, almoxarifado, banheiros masculinos e femininos para alunos adaptado para pessoas com deficiência e para professores e banheiro para os alunos da pré escola, uma pracinha, uma quadra de esportes sem cobertura, um palco aberto para apresentações e horta escolar.
         Conta-se com um quadrdpessoal d71 pessoas, sendo 49 professores  desempenhando as funções de Diretor, coordenadores Pedagógicos, Orientadora  EducacionalAtendimento Educacional especializado Professores de séries/anos iniciaisprofessores de  séries finais, projetos pedagógicos e 22 funcionários nas funções de   agente  administrativo,  monitoras, merendeiraserventes, motorista, cuidadora e guarda Noturno.      
A escoldesenvolve atividades que visauma aproximação coma a comunidadeoferecendo oportunidades de educação e conscientização quanto às questões qufazem partda realidadlocal e nacional, através da promoção de atividades de integração da comunidade, eventos culturais que visam  mantedivulgaa cultura e a históridpovo, entre estas atividades destacam-se:  festas de aniversário da escola, festas juninasmateadas, natal, dia da criança e dia do estudante,  desfilepatrióticos,  palestras, seminários e projetos 
            Após a ampliação da escola no ano de 2013 passamos a contar com mais espaço para a realização das atividades pedagógicas, no entanto ainda necessitamos de uma cobertura para a quadra de esportes, existe o compromisso por parte da Secretaria Municipal de Educação e Desporto de realizar esta cobertura em troca de parte do espaço do terreno da escola para a Escola de Educação Infantil do Monte Bonito. Outra dificuldade da escola é contar com profissionais para realização dos estudos de recuperação em turno inverso, pois faz parte da nossa proposta este atendimento, mas nem sempre dispomos de carga horária disponibilizada pela Secretaria Municipal de Educação.

3.      O TRABALHADOR DA EDUCAÇÃO

            O educador é um dos responsáveipela construção dumsociedade mais justa. Deve estar econstantestudo parrealizar um trabalhdemocrático e criativodeve ter uma  postura critica e estar aberto a mudanças.
            O educadoatuante valoriza-se ao assumiposturas dpesquisa e dialogo a fim de atingir ideal dtransformameio em que está inserido
            Pensando no educador ideal nossa escola estabeleceu um perfil do nosso grupo um trabalho de pesquisa revelou que nosso educador é um profissional que vê o aluno em primeiro lugar trabalhando a formação do cidadão, conforme a proposta Pedagógica. No cumprimento de suas funções procura fazer sempre o melhor, trabalhando com prazer e, apesar das dificuldades enfrentadas, cumpre com as suas obrigações. É um trabalhador comprometido com a educação e que está sempre em busca de algo mais para a sua formação por meio do estudo e da pesquisa sem deixar de lado os aspectos afetivos. É também alguém que sonha em poder transformar o mundo em um lugar melhor para todos.

4.      PROPOSTA PEDAGÓGICA

         Vivemos numa sociedade  com acentuadas  desigualdades sociais, onde os indivíduos das classes mais baixas vêem suas dificuldades multiplicarem-se a caddia. Neste contexto faz-se  necessáriredefinir a função descola e o papel do educadorconsiderando-se:  
   
o        descasohistoricamente construídodo podepubliccoa escola pública ;
o        o desrespeito dos governantes à autonomia das escolas;
o        faltde espaço para que as comunidades escolares construam a sua proposta pedagógica das escolas;
o        desvalorização dprofissional da educaçã;
o        necessidade dunidade e integração nptica educativa;
          
           Nossa proposta pedagógica baseia-se no desafio de oferecer uma escola pública de qualidade, onde todos tenham a oportunidade de aprender, constituindo-se num direito da cidadania, sendo então o grande compromisso assumido por todos: direção, professores, funcionários, pais e alunos. Conceber a educação nesta ótica de escola cidadã implica também numa opção necessária de compreender e reconhecer o saber da comunidade, incorporando ao saber sistematizado estes saberes e lutas.
           Neste contesto propomos a construçãdumação pedagógica quretrate a ideia da própria comunidade escolasobre a sua realidade, suas necessidades e seus sonhos como elementobásicos dprocesso ensino-aprendizagem. Estabelecendo a filosofia de trabalho da escola e apontanddiretrizes  parumptica  pedagógica coerentque vise à  construção duma escola competente, democrática, e compromissada cotransformação da sociedade buscando atingir as seguintes metas:

             1°. valorizar a vida e lutar para que o homem seja agente da transformação, visando a  mudasocial, rompendo com o individualismo para a prática da solidariedade;
            2° propiciar um trabalho pedagógico com reflexão sobre as ideologias vigentes, visando conhecimento da realidade para planejamento de uma ação capaz de dar conta das necessidade;
            3° criar  oportunidadedpolitizaçãda comunidade, a partir da reflexão,  na busca do crescimento de uma açãconjunte participativa;
            4° construir coletivamente o conhecimento a partir da(s) realidade(s) de cada um e tendo como base o conhecimento sistematizado.

5.      OBJETIVOS

             A escola assume o compromisso e a responsabilidaddmanter umação educativa  de qualidadeo que pressupõe a participação políticpara que, cocriatividade e respeito à individualidade de cadum, possamos fazer da educação  um processo democrático, participativopermanente e comprometido com os objetivode formaçãointegração e  mudança  socialdespertando naluno opçõede vidpara atuar conscientementna sociedade  buscanduma organização  mais justa.  Para tanto é necessário que nossa ação pedagógica seja capaz de:        

o    ampliaas condições de enfrentamento frente às diferentes variáveis que interferem no processo de educação prejudicando a aprendizagem dos alunos;
o    assumir uma postura de compromisspolítico e de responsabilidade, assumindo uma postura crítica frente aos conteúdos para que sejam um meio e não um fim esi mesmos;
o    exercer a democracia participativa para uma real socialização  comunhão de  ideias paruma verdadeira escola - educação;
o    comprometer-se com  uma nova e melhoorganização da sociedade partir do conhecimento teórico associado a prática individual e coletiva.   

6.      AÇÕES

o    Qualificação do processo de gestão democrática e com ampliação da participação de todos os segmentos da comunidade escolar por meio de consultas, reuniões, assembléias, seminários, formação, conselho escolar e escolha das equipes diretivas.
o     Manter uma boa integração da Escola e da comunidade promovendo reuniões de pais, festas, cursos para a comunidade e  participação nos seminários.
o    Participação da comunidade escolar diretamente e por meio do Conselho escolar, na aplicação e controle do uso dos recursos financeiros repassados à escola pela Prefeitura Municipal de Pelotas, do governo federal ou recursos arrecadados de outras fontes.
o    Reuniões sistemáticas para planejamento e avaliação das ações da escola;
o    Análise dos dados sobre reprovação e evasão para tomada de decisões sobre a solução desses problemas.
o    Integração dos diversos serviços da escola: orientação, merenda, limpeza,  biblioteca, secretaria, monitoria, transporte escolar, sala de recursos para integração e ação conjunta.
o    Avaliação constante da prática pedagógica individual e coletiva visando o aprimoramento e a melhoria de resultados do nosso trabalho.
o    Promover uma avaliação do processo pedagógico com base no progresso do aluno, com a realização da divulgação dos resultados por meio de parecer descritivo elaborado pelo conjunto dos professores a partir da observação, onde cada um seja considerado em seu desenvolvimento integral.
o    Participação e integração nas atividades promovidas pela comunidade e entidades de classe que tenham luta em comum pela educação e pelo bem estar das pessoas na garantia de seus direitos de cidadão.
o    Realização de encontros e seminários de toda a comunidade escolar para planejamento, acompanhamento e avaliação das ações da escola;
o    Garantia de 1/3 da carga horária para reuniões de formação de professores tendo em vista a realização do processo de avaliação por meio de parecer descritivo bem como a formação necessária ao aprimoramento deste processo, incluindo as reuniões específicas e as reuniões gerais da escola.

7.      CONSIDERAÇÕES FINAIS

            A Escola, ao buscar melhoria da qualidade de ensino, deve ter autonomia administrativa, pedagógica e financeira, o que constitui a Gestão Democrática do ensino público. Entretanto é necessário que os órgãos responsáveis assumam sua responsabilidade, oferecendo à escola os meios de concretização dessa autonomia repassando os recursos necessários e suficientes para que a escola possa desempenhar satisfatoriamente suas funções. Também é importante que os trabalhadores da escola disponham de condições adequadas de trabalho e sejam valorizados profissionalmente.

            Portanto é necessário um esforço conjunto entre  escola, comunidade e poder público para que possamos concretizar a proposta de uma escola eficiente, democrática e de qualidade.

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