quinta-feira, 5 de maio de 2011

Karl Marx, o filósofo

O grande Marx

Há exatos 193 anos, no dia cinco de maio de 1818, nascia o grande filósofo Karl Marx. Natural de Tréveris, região da Renânia, hoje Alemanha, e falecido em Londres, em 14 de março de 1883, Marx foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filósofo, historiador, teórico político e jornalista. O grande pensador influenciou várias áreas, tais como Filosofia, História, Direito, Sociologia, Literatura, Pedagogia, Ciência Política, Antropologia, Biologia, Psicologia, Economia, Teologia, Comunicação, Administração, Design, Arquitetura, Geografia e outras. Para muitos, foi considerado o maior filósofo de todos os tempos. A grande obra de Marx é O Capital, na qual trata de fazer uma extensa análise da sociedade capitalista. É predominantemente um livro de Economia Política, no entanto, ele discorre também sobre sociedade, cultura, política e filosofia. Uma de suas grandes contribuições teóricas foi o conceito de mais-valia, termo empregado por ele para explicar a obtenção dos lucros no sistema capitalista. Para Marx o trabalho gera a riqueza, portanto, a mais-valia seria o valor extra da mercadoria. A diferença entre o que o empregado produz e o que ele recebe. Seu amigo e também teórico Friedrich Engels, que junto com ele fundou o socialismo científico, deixou as seguintes palavras sobre Marx:

"Marx era antes de tudo um revolucionário. Sua verdadeira missão na vida era contribuir, de um modo ou de outro, para a derrubada da sociedade capitalista e das instituições estatais por esta suscitadas, contribuir para a libertação do proletariado moderno, que ele foi o primeiro a tornar consciente de sua posição e de suas necessidades, consciente das condições de sua emancipação. A luta era seu elemento. E ele lutou com uma tenacidade e um sucesso com quem poucos puderam rivalizar. (…) Como consequência, Marx foi o homem mais odiado e mais caluniado de seu tempo. Governos, tanto absolutistas como republicanos, deportaram-no de seus territórios. Burgueses, quer conservadores ou ultrademocráticos, porfiavam entre si ao lançar difamações contra ele. Tudo isso ele punha de lado, como se fossem teias de aranha, não tomando conhecimento, só respondendo quando necessidade extrema o compelia a tal. E morreu amado, reverenciado e pranteado por milhões de colegas trabalhadores revolucionários - das minas da Sibéria até a Califórnia, de todas as partes da Europa e da América - e atrevo-me a dizer que, embora, muito embora, possa ter tido muitos adversários, não teve nenhum inimigo pessoal."

Por Maribel Felippe

(Fonte: Wikipedia)


2 comentários:

Luiz Carlos Vaz disse...

Os ensinamentos contidos no "Das Kapital" revelam claramente as controvérsias do capitalismo moderno: cada vez menos pessoas com mais (ricos) e mais pessoas com menos (pobres).

Maribel disse...

Marx, através de sua doutrina, se mantém vivo. E os problemas advindos do capitalismo, como a exclusão dos pobres e a exploração da natureza, entre outros de igual gravidade, estão aí para comprovar que esse sistema não torna, de forma nenhuma, o mundo mais justo. Além do que, não baseia-se em princípios éticos de respeito ao ser humano.