Acesse os dados clicando no link na coluna à direita. |
Horta Escolar |
Futsal |
Saída de campo |
Já está em nosso Blog (http://emefjoaodasilva.blogspot.com/) a disposição da Comunidade escolar e dos interessados em geral mais uma prestação de contas dos recursos públicos utilizados por nossa escola, trata-se dos gastos referentes ao Programa Mais Educação que começou a ser desenvolvido no final do mês de agosto. Para tanto a Escola recebeu do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o repasse de recursos financeiros no valor de R$ 30.792,10 (trinta mil setecentos e noventa e dois reais e dez centavos), sendo que foi gasto o valor de R$ 13655,96 (treze mil seiscentos e cinqüenta e cinco reais e noventa e seis centavos) e reprogramado para o exercício de 2012 o valor de R$ 17.776,31 (dezessete mil setecentos e setenta e seis reais e trinta e um centavos). O Programa Mais Educação do Governo Federal, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas nos campos de acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Pelotas (SMED). O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar e, como consequência, o rendimento dos alunos. Assim que recebemos a proposta da SMED aceitamos o desafio, pois não podíamos perder esta importante oportunidade para a nossa comunidade e optamos por realizar atividades de letramento, horta, matemática, danças regionais, teatro e futsal. As atividades com os alunos iniciaram no dia 31 de agosto de 2011e encerram no dia 20 de dezembro de 201, devendo ter continuidade a partir do início do ano letivo de 2012. Em virtude da falta de espaço físico na escola contamos com a colaboração da Igreja do Evangelho Quadrangular, próxima a escola, que se tornou nossa parceira cedendo seu salão de festas para que algumas das oficinas pudessem acontecer. Durante as oficinas e também nos outros momentos em que os alunos permaneceram na escola foi desenvolvido um trabalho integrado que gerou melhora no rendimento escolar de alguns alunos, melhora na participação durante as oficinas da maioria aprenderam a ouvir as explicações, mudaram de comportamento passando a escutar mais uns aos outros, mudaram as atitudes diminuiu os gritos e as provocações, não tem mais agressões físicas e verbais, prestam mais atenção, estão mais participativos, respeitam os colegas e os monitores. Também começaram a mudar seus hábitos alimentares, como evitar refrigerantes e sucos no horário de almoço, experimentaram as verduras e legumes que produziram na horta escolar, tivemos crianças que nunca tinham comido alface e experimentaram pela primeira vez e casos raros que não comiam carne e passaram a comer, isso é uma vitória pessoal dos nossos pequenos que fazem a gente acreditar que apesar de todo o esforço e das dificuldades valeu a pena acreditar na proposta.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
LETRAMENTO: As monitoras Isabela da manhã e Taísa da tarde no primeiro momento desenvolvem a linguagem, a leitura e interpretação de diferentes tipos de textos, produções textuais, comunicação (verbal e não verbal), optaram por atividades bem práticas como competições usando jogos educativos entre eles mesmos, o que mais fez sucesso foi o soletrando. Essas atividades objetivam-se em desenvolver a melhoria das relações sócia afetiva, contribui também para o aprendizado dos alunos. Nos últimos dois meses a monitora Amanda veio substituir a Taísa e deu continuidade ao trabalho acrescentando o estudo da gramatica e da grafia com o uso do dicionário. As monitoras acreditam ter cumprido com seus objetivos.
MATEMÁTICA: A monitora Luana desenvolveu suas atividades visando integrar os alunos entre si e com ela, através de brincadeiras, jogos e atividades bem práticas, que fazem parte do conhecimento matemático cotidiano. A problematização das situações trazidas de casa como cupom fiscal e embalagens, lista de compras e encartes de super. mercado, fazendo uma reflexão ‘A matemática esta em todos os momentos da nossa vida’, as atividades construtivas e cooperativas através de cálculos matemáticos, estabelecendo relações de medidas, proporções, grandezas, quantidades e formas geométricas, utilizando a aplicação do conhecimento significativo na vida dos alunos. A monitora gostou de desenvolver seu trabalho no programa espera ter contribuído para vida dos alunos.
DANÇAS TRADICIONAIS (GAÚCHAS): O monitor Pablo ofereceu nas suas aulas a riqueza da cultura gaúcha que representam as tradições e a cultura da nossa região. Teve por objetivo as danças gaúchas que estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras, isso pode ser bem visto na dança do balaio, por exemplo, juntamente com a dança apresentar a músicas com letras simples e resgata as manifestações populares e valorizam nossa tradições, desenvolver o gosto pelo tradicionalismo e reconhecer a indumentária típica do nosso povo. O monitor acredita ter se empenhado em cumprir com seus objetivos.
TEATRO: No primeiro momento a monitora Sabrina trabalhou com os alunos por dois meses com atividades de improvisação, construção coletiva de textos, peças e figurinos, trabalhou a socialização e o convívio de grupo. O monitor Anderson veio substituí-la propôs atividades de sociabilização, incentivar o grupo adquirir o gosto pelo conhecimento artístico e cultural, através das técnicas de teatro visando estimular a criatividade e o senso critico dos alunos. O monitor tem receio de não ter cumprido com seus objetivos, pois teve poucos encontros com os alunos já que se aproximava o fim do ano letivo.
DESPORTO FUTSAL: Os monitores Darlan e Michele iniciaram trabalhar as regras, penalidades, dimensões, tiro de canto, as balizas e a parte física dos alunos, aquecimento com pequenas corridas e toque de bola em círculo. O objetivo desta atividade para o monitor é incentivar a prática esportiva com o jogo, o respeito às regras, a amizade e o companheirismo, o espírito de grupo e o coleguismo. Acredita ter vencido seus objetivos, pois relata que os alunos são frequentes nessa aula e a participação é bastante satisfatória. Após um mês a monitora da manhã foi substituída, a monitora Amanda teve por objetivo atividades mais corporal que trabalham algumas habilidades, como a agilidade, a lateralidade, percepção e o equilíbrio, juntamente com aspectos afetivos e de relacionamento como a cooperação e a socialização. Acredita ter alcançado os objetivos, os alunos mudaram suas atitudes as brigas que eram constantes por formar times da mesma sala, hoje é algo que completa o grupo querem se unir a outras turmas.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL/HORTA: O monitor Vinicius teve por objetivo construir a horta, orientar como se faz os canteiros, orientar os plantios de mudas, semear hortaliças e verduras, além de incentivar a alimentação saudável, integrar os alunos e hábitos de boa convivência baseados, no respeito, cooperação, responsabilidade, valorizar e produzir alimentos sem agrotóxicos. As atividades foram bem diversificadas, visitas às hortas caseiras em torno da escola, levantamento de dados e conhecimentos que os alunos têm sobre horta, limpeza do local, colocação de terra, construção de canteiros, adubação com esterco, cercar a horta, plantio e colheita de verduras, hábitos de alimentação saudável e preservação do meio ambiente. O monitor percebe que tiveram algumas dificuldades que podem ser facilmente superadas, no geral o desenvolvimento do trabalho foi muito bom, atingindo a maioria dos objetivos propostos, como aproveitar os alimentos da horta na merenda escolar.
Professor Ricardo Moreira
Diretor
Nenhum comentário:
Postar um comentário