terça-feira, 29 de abril de 2014

V Encontro das escolas participantes do projeto Educação do Campo dos Estados da Região sul.





Dias 23, 24 e 25 de abril, a professora Regina Batista representou a nossa escola no V Encontro das escolas participantes do projeto Educação do Campo dos Estados da Região sul.  Nestes dias foram divulgados os resultados da pesquisa sobre letramento dos professores realizados nas 18 escolas participantes, que teve como foco entender os processos educacionais atuais que ocorrem nas escolas destes Estados. Também foi feita a avaliação pelos integrantes bolsistas sobre o processo da pesquisa-ação, sua possível continuidade e intensificação de ações nas escolas, as dificuldades encontradas e se a proposta inicial foi realmente trabalhada, como a utilização da  metodologia de pesquisa-ação e a inserção e contribuição nas escolas.   Foi destacado a falta de parcerias principalmente dos órgãos gestores, sendo que na maioria das vezes deixam todas as responsabilidades por conta das escolas e muitas das ações que qualificam a educação é resultado do próprio movimento das escolas, outra dificuldade enfrentadas pelas escolas diz respeito a participação dos sujeitos na proposta, pois a aceitação se dá pelo entendimento da importância, mas não assumem um ação específica que acaba ficando esta nas mãos de poucos, ocorre também o enfrentamento constante entre o tradicional e uma possibilidade diferente de ação, principalmente pedagógica e  que venha a promover o pleno desenvolvimento dos alunos de acordo com sua realidade. A constatação destes fatos se dá a partir do resultado das pesquisas relativas ao letramento que demonstra falta de estudo teórico por parte dos professores e falta de aprofundamento em sua formação, para que tenha o suporte  necessário para  fazer a relação entre a teoria e a prática educativa.  Entende-se também que a pesquisa foi positiva no sentido de alavancar novos pesquisadores. No entanto avalia-se que a pesquisa do IDEB poderia ter  outros eixos que contemplassem estas regiões, assim como a metodologia de pesquisa – ação, que ficou limitada devido a articulação do projeto geral do Observatório da Educação do Campo – MEC- CAPES- INEP. Finalizando, ficou decidido no coletivo a devolução dos dados de pesquisa do IDEB 2012- 2013 realizadas em dez escolas de cada estado com menor índice. No Rio Grande do sul  os dados da pesquisa sobre letramento e do IDEB  serão devolvidos no encontro das escolas participantes previstas a princípio para o mês de agosto do corrente ano.  

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