segunda-feira, 19 de abril de 2010

Reunião e vídeo-conferência sobre meta-avaliação






No último sábado (17/04), nossa escola reuniu professores e funcionários para dar continuidade aos debates sobre avaliação, os quais visam a preparar o grupo, especialmente os professores, para trabalharem com a avaliação por meio de parecer descritivo que passou a ser implantado para todas as turmas da escola a partir deste ano. O Tema da reunião foi Avaliação da Avaliação ou meta-avaliação que consiste na avaliação feita pela escola com objetivo de melhoria da qualidade de ensino e que visa a perceber em que nível está a aprendizagem dos alunos e o desempenho do professor. A reunião começou com a motivação do grupo com uma técnica utilizando vários ritmos musicais que eram executados enquanto os presentes iam rabiscando numa folha em branco de olhos fechados. Ao final, cada um foi convidado a identificar nos rabiscos dos colegas uma ou mais figuras, demonstrando que mesmo que aparentemente o desenho pareça confuso, é possível encontrar algo significativo se olharmos com a devida atenção, assim devendo ser o processo de avaliação. Após a técnica inicial passamos a desenvolver o tema da reunião a partir de uma vídeo-conferência em DVD com a professora Valéria Ramos Leitão, Pedagoga, habilitada em supervisão escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e com mestrado em Recursos Humanos e Educação Permanente pela Universidade Federal do Paraná. Segundo a Professora Valéria, quando se avalia a aprendizagem do aluno, vamos buscar os porquês dessa aprendizagem, então iremos chegar a ação do professor dentro da sala de aula. Para tanto, devemos considerar a infra-estrutura da escola, os recursos que a escola dispõe, o uso da tecnologia e os serviços que a escola oferece (orientação, atendimento especializado e outros). Outro aspecto destacado é a profissionalização do professor, ou seja, sua capacitação para lidar com as necessidades dos alunos e “saber” o que fazer para dar conta dessas necessidades. Concluindo, a professora lembra que a avaliação é um processo contínuo que começa antes mesmo do planejamento e acompanha todo o processo. Após assistir aos vídeos houve o debate sobre as idéias apresentadas. As manifestações de professores e funcionários destacaram que, de acordo com que foi apresentado, nossa escola está no caminho certo, mas que não basta o esforço de seu pessoal se os demais setores da educação não fizerem a sua parte no sentido de equiparem a escola com a infra-estrutura adequada, com condições de atendimento das necessidades dos alunos, com formação adequada dos professores para que tenham condições de responder às questões novas que surgem todos os dias na sua ação pedagógica, com a valorização dos profissionais da educação e com salários dignos. Neste sentido é importante a implantação imediata da Lei que estabelece o Piso Nacional dos Professores.
Ricardo Moreira,
diretor
Etimologicamente, o prefixo grego META, significa do lado oposto, depois, além de, podendo dar a ideia de mudança, união, transformação. Meta-avaliação, segundo a Etimologia- parte da gramática que estuda a origem e a formação das palavras- seria uma espécie de avaliação complementar, paralela ou posterior.

2 comentários:

Cristiane Quiumento disse...

Achei brilhante a reunião pedagógica de vocês, assim como todas as ações que tenho acompanhado pelo blog que gentilmente o professor Ricardo me envia. Não só a direção está de parabéns, mas todo seu corpo docente, funcionários e alunos que contribuem para que esta escola seja referência em educação/educare...da etimologia conduzir para fora-portanto para o mundo. Cristiane Quiumento/Supervisão de Ensino SME/Pelotas

EMEF João da Silva disse...

Valeu, Cristiane! Teu comentário e o fato de acompanhares nosso blog nos deixa muito felizes! E ainda por cima te interessas por etimologia! Tudo de bom! Continua acompanhando e dando tua opinião. Isso é muito importante para nós!
Abs
Maribel