Aconteceu hoje à tarde 25/11, o 6º
seminário interno da nossa escola, evento que tem a intenção de contribuir na
formação de professores e funcionários e fazer o debate de questões pedagógicas.
Para este encontro a proposta foi apresentação das práticas desenvolvidas nos
diferentes setores e que ajudaram ao estudante a superar dificuldades neste ano
letivo e dar visibilidade as práticas que ficam restritas a sala de aula ou as
atividades específicas de cada setor, proporcionando a troca de experiências.
Os relatos apresentados mostraram que todos podem inserir em seu trabalho novas
possibilidades de ensino e também possibilitaram identificar nas ações o
cumprimento do que propomos em nosso próprio projeto político da escol que fala
do perfil do educador em nossa escola: um profissional
que vê o aluno em primeiro lugar, trabalhando a formação do cidadão, por
meio do estudo e da pesquisa, partindo
da observação da realidade do estudante.
A primeira experiência apresentada
foi a do professor Maiquel Rezende de História, que nos trouxe a
atividade de avaliação pensada para as turmas de sexto ano, utilizando os
recursos de mídia através de imagens, o que facilitou o entendimento e a
interpretação do conteúdo trabalhado de forma mais prazerosa.
A Professora Clarice Pires dos
Santos, da Sala de Recursos, mostrou algumas atividades desenvolvidas com os
alunos do AEE desenvolvidos por ela e pela professora Cláudia Pegoraro, entre
estas atividades mostrou jogos matemáticos que ampliam o raciocínio lógico,
jogos para interpretação e desenvolvimento da escrita.
O trabalho desenvolvido pelas professoras
Camila Timm, de Arte e Mônica Villela, de Inglês, também foi apresentado pela
professora Clarice que relatou a atividade desenvolvida pelas duas colegas que,
após observarem as dificuldades apresentadas pelos alunos quanto interpretação
e entendimento de conceitos nas formas tradicionais realizaram um trabalho
conjunto com as turmas de sextos anos, procurando diversificar com atividades práticas.
A professora Luisa Silva, de Educação Física, apresentou
o projeto de xadrez, pontuando a importância deste desporto no desenvolvimento
do aluno proporcionando diferentes aprendizagens, como: autonomia, organização,
conduta, ampliação de raciocínio lógico, atenção, concentração...
A professora Betânia Dornelles, do
Pré 2, apresentou o trabalho de inclusão que vem sendo desenvolvido por ela e a
professora Sandra Persch com auxílio da professora Clarice Pires, com o aluno
cadeirante e que também apresenta outras limitações, Betânia descreveu a forma
criativa e os recursos que produzem para
se fazer compreender e permitir que o aluno possa interagir com os colegas, mostrando os avanços que estão
obtendo apesar dos muitos obstáculos ainda a serem superados.
As monitoras, representadas pela
Ana Paula e as merendeiras Dejanira, Carmem Lúcia e Roselei, apresentaram o
trabalho desenvolvido em seus setores, as dificuldades e as contribuições para
o bom andamento da escola.
A professora Maribel Felippe, de
Português, apresentou o trabalho desenvolvido com alunos de 7ª e 8ª série que
se transformou no livro “Haicais para Luiza”, a obra foi produzida a partir da
leitura pelos alunos do conto “Luiza vinha de noite” da obra “Contos de Verdade”
do escritor Aldyr Garcia Schlee. A partir da leitura, os alunos redigiram os
textos e fizeram desenhos para ilustrá-los com vistas a mostra de trabalhos que
a escola realiza anualmente.
Este foi um momento importante
para a escola que permitiu ver e ouvir um pouco das atividades desenvolvidas
por cada um e assim saber mais do que acontece no todo da escola, desta forma
nos reconhecemos enquanto grupo, aprendendo uns com os outros para poder qualificar
o nosso trabalho no atendimento as necessidades dos nossos alunos. Nossa escola
é reconhecida por várias ações, pela luta por melhorias em seus espaços e por
direitos. Procuramos oferecer aos alunos oportunidades para diferentes
conhecimentos dentro e fora do espaço escolar. Queremos o reconhecimento também pelo efetivo
trabalho pedagógico, aquele desenvolvido por cada um dos professores,
instigando a curiosidade, motivando o trabalho e socializando conhecimentos e
pelos funcionários que ao realizarem suas atividades diárias com respeito e
dedicação aos alunos também educam pelo exemplo. Este trabalho exige ação coletiva e constante
estudo, para tanto devemos buscar as parcerias nas práticas pedagógicas e
atividades escolares, para que esta ação não seja fardo de um só e sim compromisso do grupo que, desta forma, se torna mais leve, objetivo e gratificante para todos.
Regina Batista - Coordenadora Pedagógica
Ricardo Moreira - Diretor
Regina Batista - Coordenadora Pedagógica
Ricardo Moreira - Diretor
Professora Luiza e o Trabalho com jogo de xadrez |
Professor Maiquel e a avaliação nas aulas de História. |
Professora Clarice e o trabalho da Sala de Recursos. |
Pausa para o lanche. |
Professora Betânia e a inclusão na turma de Pré Escola. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário