terça-feira, 16 de junho de 2015

Alunos Criam "Novo Elixir do João da Silva Silveira"

Novo Elixir do João da Silva
Fórmula do novo elixir.
As sugestões dos alunos.
O elixir escolhido.

Propaganda do elixir original de 1913.



Nosso Patrono, João da Silva Silveira, foi um farmacêutico e químico pelotense que fundou, em 1876, a “Pharmácia Popular” e criou a fórmula do famoso “Elixir de Nogueira”, um medicamento que, segundo propaganda da época, “vinha em socorro de grande parte da humanidade sofredora”, considerado um depurativo do sangue era indicado para curar quase tudo, em poucos anos a fama do tal elixir era tanta que seu consumo se estendia a quase todos os países da América do Sul. Esta história foi contada para os nossos alunos na hora do conto especial em comemoração ao de aniversário da escola e logo após eles realizaram a seguinte atividade: deveriam se colocar no lugar do João da Silva e criar um novo remédio para a cura de algum mal que eles gostariam que não existisse mais, não só males físicos, mas qualquer coisa ruim que acontece e não deveria acontecer mais. Para tal remédio eles deveriam criar um rótulo, uma fórmula (dizer o que contém o remédio), a indicação (para que serve) e modo de usar. Foram várias sugestões, sendo que a mais criativa se transformou no “Novo Elixir do João da Silva Silveira”. O escolhido foi o Elixir da Paz.

Elixir da Paz

Criação: Henrique Rehbein Coelho – 4º ano A
Rótulo: Natanael Chagas Silveira – 5º ano A
FÓRMULA: este produto contém amor, amizade, respeito, carinho, cuidado, atenção, educação, saúde, tranquilidade, compreensão, paciência, esperteza, paixão pelo que faz,
Riqueza, calma, felicidade, alegria, compaixão, companheirismo, bom humor solidariedade, bondade, espírito esportivo, criatividade, entendimento, dedicação, esforço. Bons pensamentos e esperança.
INDICAÇÕES: melhora o bem estar geral da escola, acalma os irritadinhos, dá paz na escola, realiza sonhos, evita nervosismo, atua no mau humor, elimina irritação, evita palavrão, cura dor de cabeça dos professores, acalma o coração, elimina tristezas das famílias, acaba com os gritos, dá mais paciência, alivia a raiva, evita brigas, aumenta o amor, resolve problemas familiares, educa os mal educados, cura as dores da alma, ajuda a ter boas ideias, melhora o estudo, ajuda a melhorar o aprendizado e melhora a escola.

MODO DE USAR: crianças sempre, adultos as vezes e idosos quando necessário. Alunos, familiares de alunos, funcionários e professores podem usar a vontade.

Nenhum comentário: