domingo, 23 de dezembro de 2012

Práticas Integradas na EJA demonstram resultados



 Esquete Teatral...
 problematiza questões sociais.
 Músicalização desenvolve habilidades...
 e integra alunos das diferentes turmas.
 Alunos de LIBRAS passam...
 Mensagem de final de ano.
 Diretor e Equipe avaliam o trabalho.
Confraternização encerra a noite.

As atividades desenvolvidas nos momentos de Práticas Integradas que ocorrem  todas as quartas-feiras à noite no curso de EJA (Educação de Jovens e Adultos) foram demonstradas no dia 19 de dezembro, nesta data os alunos de cada uma das atividades desenvolvidas durante o ano apresentaram um pouco do que aprenderam, demonstrando que o trabalho está dando resultado.  A prática de expressão corporal e convívio social desenvolvida pela professora Rita Gomes que usa técnicas do Teatro do Oprimido, inspirada em Augusto Boal para fazer os alunos refletirem sobre suas práticas sociais e reverem conceitos apresentou uma esquete sobre crianças abandonadas e a responsabilidade da sociedade como um todo por este problema. Os alunos do professor Rodrigo que usa a Música como forma de desenvolver habilidades como concentração, desinibição, postura, e evidentemente conceitos de música apresentou um ótimo trabalho onde os alunos acompanhados de flautas e usando copos e palmas como percussão cantaram uma música natalina. Os alunos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) da professora Samanta apresentaram, para os presentes, uma mensagem de final de ano em LIBRAS. A quarta oficina seria a de Informática, mas devido a licença maternidade da professora e o fato da mesma não ter sido substituída não houve apresentação. O diretor professor Ricardo Moreira parabenizou professores e alunos pelos trabalhos apresentados, concluindo que os resultados das atividades foi positivo ao se verificar alguns alunos que mal falavam, agora representam, tocam instrumentos, cantam em público e acima de tudo demonstram mais condições de analisar a realidade e fazer a crítica social. Diretor lembrou ainda que estas atividades ocorrem na escola desde 2002 quando foi implantado o curso de EJA, no início as atividades eram cursos profissionalizantes oferecidos pela SME, com a mudança de governo em 2005, estas atividades deixaram de ser oferecidas e os alunos passaram a ter atividades à distância nas quartas-feiras. A atual gestão da escola, ao assumir em 2009, procurou resgatar as atividades de quarta criando as atividades complementares com quatro atividades a serem desenvolvidas pelos alunos enquanto os professores estavam em formação pedagógica. As primeiras atividades foram Direitos Humanos, LIBRAS, Informática e Dança, sendo que duas delas foram trocadas posteriormente a pedido dos alunos, surgindo então às práticas de Musicalização e Expressão Corporal. Em 2011 a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, a partir da experiência da nossa escola, implantou um projeto semelhante para a EJA em toda a rede de ensino municipal, passando a chamar as atividades de quarta-feira de Práticas Pedagógicas, que se tornaram parte do currículo de cada escola. As atividades do dia terminaram com uma confraternização entre alunos, professores e funcionários. 

Nenhum comentário: