Esquete Teatral...
problematiza questões sociais.
Músicalização desenvolve habilidades...
e integra alunos das diferentes turmas.
Alunos de LIBRAS passam...
Mensagem de final de ano.
Diretor e Equipe avaliam o trabalho.
Confraternização encerra a noite.
As atividades desenvolvidas nos
momentos de Práticas Integradas que ocorrem todas as quartas-feiras à noite no curso de
EJA (Educação de Jovens e Adultos) foram demonstradas no dia 19 de dezembro,
nesta data os alunos de cada uma das atividades desenvolvidas durante o ano apresentaram
um pouco do que aprenderam, demonstrando que o trabalho está dando
resultado. A prática de expressão corporal
e convívio social desenvolvida pela professora Rita Gomes que usa técnicas do
Teatro do Oprimido, inspirada em Augusto Boal para fazer os alunos refletirem
sobre suas práticas sociais e reverem conceitos apresentou uma esquete sobre
crianças abandonadas e a responsabilidade da sociedade como um todo por este
problema. Os alunos do professor Rodrigo que usa a Música como forma de
desenvolver habilidades como concentração, desinibição, postura, e
evidentemente conceitos de música apresentou um ótimo trabalho onde os alunos
acompanhados de flautas e usando copos e palmas como percussão cantaram uma música
natalina. Os alunos de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) da professora
Samanta apresentaram, para os presentes, uma mensagem de final de ano em LIBRAS.
A quarta oficina seria a de Informática, mas devido a licença maternidade da
professora e o fato da mesma não ter sido substituída não houve apresentação. O
diretor professor Ricardo Moreira parabenizou professores e alunos pelos
trabalhos apresentados, concluindo que os resultados das atividades foi positivo
ao se verificar alguns alunos que mal falavam, agora representam, tocam
instrumentos, cantam em público e acima de tudo demonstram mais condições de
analisar a realidade e fazer a crítica social. Diretor lembrou ainda que estas
atividades ocorrem na escola desde 2002 quando foi implantado o curso de EJA,
no início as atividades eram cursos profissionalizantes oferecidos pela SME,
com a mudança de governo em 2005, estas atividades deixaram de ser oferecidas e
os alunos passaram a ter atividades à distância nas quartas-feiras. A atual
gestão da escola, ao assumir em 2009, procurou resgatar as atividades de quarta
criando as atividades complementares com quatro atividades a serem
desenvolvidas pelos alunos enquanto os professores estavam em formação
pedagógica. As primeiras atividades foram Direitos Humanos, LIBRAS, Informática
e Dança, sendo que duas delas foram trocadas posteriormente a pedido dos
alunos, surgindo então às práticas de Musicalização e Expressão Corporal. Em 2011
a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, a partir da experiência da nossa
escola, implantou um projeto semelhante para a EJA em toda a rede de ensino
municipal, passando a chamar as atividades de quarta-feira de Práticas
Pedagógicas, que se tornaram parte do currículo de cada escola. As atividades
do dia terminaram com uma confraternização entre alunos, professores e funcionários.
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