quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

GRUPO DE DANÇA “NA PONTA DOS PÉS” APRESENTA STREET DANCE – CADÊ O AMOR?




O Grupo de Dança da Nossa escola apresentou durante a III Mostra Cultural, ocorrida no dia 10 de dezembro, o espetáculo: Street Dance - Cadê o Amor? As coreografias criadas pela professora Rita Gomes contaram a história da Dança de Rua desde os primórdios até o tempo atual. Para realização deste trabalho os alunos, orientados pela professora, pesquisaram sobre o assunto, escolheram as músicas, prepararam o figurino e ensaiaram bastante. O resultado foi um belo espetáculo que encantou a todos.

Segundo a pesquisa realizada pelos alunos, o conjunto de estilos da dança de rua recebe o nome de Street Dance, esses estilos se desenvolvem na realidade gestual do indivíduo, através de movimentos coordenados e harmoniosos, o que faz do corpo uma forma de comunicação.
           O Street Dance é uma dança criada pelos breakers sobre muitas influências musicais. Foi desenvolvida nas disputas e performances. Trata-senão só de um tipo de dança, mas de um estilo de vida com vestimenta, música e linguajar próprios. Vamos conhecer um pouco como surgiu esta modalidade de dança?

1ª COREOGRAFIA – “O AMOR AS RAÍZES E A CULTURA POPULAR”
Como primeira influência musical nos anos 30 e 40 tinha na sua essência um meio de descrever o estado de espírito da população afro-americana que trabalhava nas plantações, cantavam para espantar o cansaço e as dores dos maus tratos, originando os primeiros protestos musicados, o Blues chamado de música rural,originou o Rhytmand Blues influência vários artistas e até hoje a música country. Sendo a raiz do Street Dance.






2ª COREOGRAFIA – “ DOIS MUNDOS UM SONHO”
Nos anos 50 surgi o estilo musical chamado “a alma dos negros” juntamente o liberalismo social como movimento anti-guerra e anti-racial, a dança destes cantores não era muito aceita pelos seus rodopios, união do Rhytmand Blues (então considerado profano) com o Gospel (música negra religiosa), originando o Soul, filho de dois mundos contraditórios tendo a mesma finalidade acabar com a segregação racial.






3ª COREOGRAFIA – “SIM AO AMOR NÃO AS GUERRAS”
Nos anos 60 e 70nas ruas havia grandes discussões sobre direitos civis, o estilo musical era puramente revolucionário, surgia a blackmusic e o movimento Hip Hop protestavam contra a guerra do Vietnã através da teatralidade de cada passo, que representava uma violência física ao soldado, um dano causado, ou demonstrava seus ferimentos, as hélices dos helicópteros, os saltos de paraquedas, retratavam o cotidiano dos soldados transtornados pela dura realidade da guerra, movimentos utilizados até hoje. 






4ª COREOGRAFIA –”SONHO COM UM AMOR DE INFÂNCIA”
Entre 70 e 80 a dança é levadado meio mais abastado  ao resto do país,importando  do Street Dance , lá nos EUA aprendiam a dançar   nas ruas nos bairros de maior concentração de brasileiros e a traziam para as pistas de grandes casas noturnas, fazendo o caminho inverso do país de origem, vem junto a dança a dance music e a música eletrônica, perde um pouco das suas características e origem que o protesto, o sonho que a filha mais nova do Street Dance possa servir para manifestar a verdade de um povo ou grupo social. Então vamos sonhar com isso!







5ª COREOGRAFIA – “DANCE PROTESTE – CADÊ O AMOR?”
A chamada cultura Hip Hop caracteriza-se como um veículo de informação de questões raciais, sociais e políticas, debates que estiveram sempre presentes na história do povo que a originou, não devemos deixar que os princípios do Street Dance se perca por modismos, a música tem que ter qualidade e expressar nossas necessidades, nossas verdades, a dança tem que representar nossos temores, nossas angustias. Quer umdrama maior do que vivemos hoje! Vivemos nos perguntando CADÊ O AMOR?,pela dança, pela cultura, amor entre os homens, entre os irmãos, entre colegas, entre  os seres humanos, ONDE ESTÁ O AMOR? pela natureza, pelo planeta, pela família, pelo outro. CADÊ O AMOR PRÓPRIO? Se você é como nós se indigne é proteste agora.







Nenhum comentário: