As escolhas das atitudes
para a preservação da vida devem ser orientadas por ações pessoais e coletivas
coerentes com o propósito de mais justiça e paz. Tais escolhas devem contribuir
para a superação das desigualdades e das agressões à criação. Por isso, hoje,
as preocupações e consequentes ações no âmbito das relações passam a incorporar
não só questões de sobrevivência, mas também de justiça social e ambiental. É,
portanto, necessária e urgente que as ações para a preservação ambiental busquem
também construir a justiça para todos e principalmente o cuidado com a “casa”
que habitamos podendo ser ela o nosso próprio corpo, o nosso lar ou qualquer
ambiente que ocupamos.
O texto acima serviu de base para o debate da Comunidade Escolar durante o nosso Seminário que ocorreu no dia 07 de abril de 2016, com início as 8 horas e 30 minutos na própria escola. Respondendo a três questões básicas o grupo estabeleceu medidas para melhorar a qualidade de vida em relação ao próprio corpo, a família e a escola. Entre as questões levantadas estão: alimentação mais saudável, prática de esportes, conhecimento da cultura popular (boa música, leitura, filmes, programas, etc.), cuidados com a higiene do corpo, ter bons pensamentos, realizar atividades ao ar livre, mais diálogo na família, mais tempo de convivência entre pais e filhos, participação dos jovens e adolescentes na organização da casa, mais estudo, preservação do espaço espaço escolar, respeito entre alunos e professores, luta por melhoria da qualidade do ensino.
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