sexta-feira, 24 de maio de 2013

Escola reasliza reuniãso de pais, mães e responsáveis para debater avaliação

 Diretor cumprimenta os presentes.

Familiares dos alunos debatem avaliação na escola.

No dia 22/05, aconteceu o segundo encontro, deste ano, com mães,  pais e responsáveis por alunos da nossa escola.O tema em foco foi  o processo de avaliação do aluno e a sua forma de expressão através do parecer descritivo. O encontro teve boa participação, tanto em número de pessoas quanto na qualidade da discussão sobre o tema.  
Num primeiro momento  realizou-se uma dinâmica de grupo , onde todos foram convidados a observar uma caixa colocada no centro da roda. Após, cada um dizia o que estava vendo. Ao final, os participantes colocaram suas conclusões sobre as  variadas  observações feitas  e os diferentes olhares sobre um mesmo objeto, fazendo-se analogias em relação a   avaliação.
 Na continuidade, a orientadora educacional, Maria Venilda, relatou, em síntese, o processo de discussão e construção do atual sistema de avaliação, onde partiu-se de um processo avaliativo prioritariamente quantitativo, que expressava seus resultados através das notas de zero a dez, exigindo-se a média seis para a aprovação, e foi-se, aos poucos, ampliando e qualificando-o. Outros instrumentos de avaliação, além das provas, passaram a ser utilizados e, gradativamente, a nota foi sendo substituída pelo parecer descritivo. Primeiramente, o parecer foi usado para as primeiras e segundas séries e, depois, ampliado para todas as séries iniciais do ensino fundamental. A avaliação na EJA sempre contemplou o parecer descritivo e, a partir de 2010, este começou a ser usado, também, nas séries finais do ensino fundamental, ou seja, na totalidade da escola.
A avaliação do aluno sempre foi um tema de relevância para os educadores desta escola, no sentido de que ela retratasse o processo de aprendizagem do aluno, seus avanços,  suas dificuldades e a melhor maneira de intervenção do educador nesse processo. Foram muitos anos de estudos, leituras, análises e debates pelos diferentes segmentos da escola: professores, funcionários, pais e alunos, até chegar ao que se faz hoje e sabe-se que   é um processo em aberto, que precisa ser revisitado sistemática e continuamente a fim de qualificar a prática.
 No decorrer do encontro, os participantes levantaram  questões sobre a operacionalização do processo de avaliação, esclareceram dúvidas e, alguns, falaram sobre a importância do atual sistema de avaliação e de ter-se substituído a nota pelo parecer descritivo.
Ao final, foi agendado o próximo encontro, que será dia 18 de junho, com tema ainda não definido.


Nenhum comentário: