Diretor cumprimenta os presentes.
Familiares dos alunos debatem avaliação na escola.
No dia 22/05, aconteceu o segundo encontro, deste
ano, com mães, pais e responsáveis por
alunos da nossa escola.O tema em foco
foi o processo de avaliação do aluno e a
sua forma de expressão através do parecer descritivo. O encontro teve boa
participação, tanto em número de pessoas quanto na qualidade da discussão sobre
o tema.
Num primeiro momento realizou-se uma dinâmica de grupo , onde todos
foram convidados a observar uma caixa colocada no centro da roda. Após, cada um
dizia o que estava vendo. Ao final, os participantes colocaram suas conclusões
sobre as variadas observações feitas e os diferentes olhares sobre um mesmo objeto,
fazendo-se analogias em relação a avaliação.
Na continuidade, a orientadora educacional,
Maria Venilda, relatou, em síntese, o processo de discussão e construção do
atual sistema de avaliação, onde partiu-se de um processo avaliativo
prioritariamente quantitativo, que expressava seus resultados através das notas
de zero a dez, exigindo-se a média seis para a aprovação, e foi-se, aos poucos,
ampliando e qualificando-o. Outros instrumentos de avaliação, além das provas,
passaram a ser utilizados e, gradativamente, a nota foi sendo substituída pelo
parecer descritivo. Primeiramente, o parecer foi usado para as primeiras e
segundas séries e, depois, ampliado para todas as séries iniciais do ensino
fundamental. A avaliação na EJA sempre contemplou o parecer descritivo e, a
partir de 2010, este começou a ser usado, também, nas séries finais do ensino
fundamental, ou seja, na totalidade da escola.
A avaliação do aluno sempre foi
um tema de relevância para os educadores desta escola, no sentido de que ela
retratasse o processo de aprendizagem do aluno, seus avanços, suas dificuldades e a melhor maneira de
intervenção do educador nesse processo. Foram muitos anos de estudos, leituras,
análises e debates pelos diferentes segmentos da escola: professores,
funcionários, pais e alunos, até chegar ao que se faz hoje e sabe-se que é um
processo em aberto, que precisa ser revisitado sistemática e continuamente a
fim de qualificar a prática.
No decorrer do encontro, os participantes
levantaram questões sobre a
operacionalização do processo de avaliação, esclareceram dúvidas e, alguns,
falaram sobre a importância do atual sistema de avaliação e de ter-se
substituído a nota pelo parecer descritivo.
Ao final, foi agendado o próximo
encontro, que será dia 18 de junho, com tema ainda não definido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário