segunda-feira, 27 de março de 2017

Novo Projeto da escola busca relacionar Rock e Poesia


No dia 23 de março aconteceu na escola a primeira quinta cultural, atividade que foi uma largada para implantação de um projeto que tem por objetivo relacionar rock e poesia. A proposta é estimular alunos e professores a criarem textos poéticos. Os poemas produzidos serão lidos em atividades culturais juntamente com apresentação de rock. Os poemas poderão também serem musicados. 

terça-feira, 21 de março de 2017

Nossa Homenagem a Berê Fuhro Souto


No ano passado, dia 29 de abril de 2016, a comunidade do Monte Bonito teve, pela primeira vez, a oportunidade de assistir um espetáculo de dança: “Tempos Brancos – Uma Poética sobre as Memórias”, do Centro Contemporâneo e mostra de processo do Projeto “Caminhos da Dança na Rua”. Antes do espetáculo, durante todo o dia aconteceram oficinas de dança na escola envolvendo todos os alunos. Para a nossa escola foi uma experiência única e gratificante que só aconteceu em nossa comunidade devido a  iniciativa e empenho da professora e coreografa Berenice Fuhro Souto, a Berê. Hoje Berê nos deixou, foi levar a sua arte para outro plano espiritual, mas fica o seu legado de que a arte deve estar próxima a população e que todos tem o direito de desfrutar e conhecer diferentes formas de manifestação cultural.





terça-feira, 14 de março de 2017

Secretário de Educação visita a nossa escola e se reúne com a comunidade

     Dia 13 de março o secretário de educação e desporto do município de Pelotas, Arthur Corrêa, esteve reunido com a direção da escola. o Conselho Escolar e deamis representantes da comunidade em nossa escola. O secretário veio até a escola acompanhado de sua equipe a pedido do conselho escolar para tratar das necessidades da escola.
      O primeiro tema tratado na reunião foi a cobertura da quadra, reivindicação antiga da comunidade e compromisso da secretaria que em 2015 fez um acordo de construir a quadra em troca do terreno para a EMEI Monte Bonito. O secretario respondeu que o ideal seria uma quadra fechada, para mais proteção e com a possibilidade de um palco para as apresentações da escola, ficou de encaminhar a equipe de engenharia para que seja feito o projeto já na próxima semana a escola deverá ser visitada para dar que seja dado andamento no projeto.
      Tratamos também do transporte escolar e do problema que ocorre na saída do turno da manhã e chegada do turno da tarde, ou seja, os alunos da manhã precisam sair mais cedo e os da tarde chegam atrasados, perdendo um bom tempo de aula. O secretário se comprometeu de estudar o caso com a equipe de transporte da SMED e priorizar o atendimento aos alunos da rede municipal para que não percam aula. Ainda ficou também de encaminhar a solução do problema em relação a linha noturna da empresa bozembecker para que os alunos da EJA não tenham que ir até a Escola Marechal Rondon, retornar en direção ao centro e na cidade fazer baldeação para finalmente se dirigirem a colônia de Pelotas.
      Pedimos ao secretário para agilizar o envio de cuidadores para os alunos com deficiência, A escola precisa de pelo menos dois profissionais para atender os alunos da tarde. A solução encontrada, vez que a secretaria não dispões de cuidadores para nomeação imediata, foi de que sejam enviados monitores ou professores que possam receber horas para serem professores auxiliares.
          Foi pedido pela escola a cobertura entre dois pavilhões para o desenvolvimento de projetos de xadrez e outros jogos que estimulem a concentração, raciocínio e agilidade dos alunos, com o que o Secretário também se comprometeu ficando de encaminhar mais esta demanda a equipe de engenharia.
          Ao final o diretor Prof. Ricardo, agradeceu a disponibilidade do Secretario Arthur Correa e da equipe da SMED, de se deslocarem até a escola para conhecer as nossas demandas e propor as medidas para solucioná-las.





sábado, 11 de março de 2017

Rotary Club Pelotas Norte participa da reunião pedagógica

Neste sábado, 11 de março, aconteceu na nossa escola, mais uma reunião pedagógica, No inicio da reunião tratamos da eleição para representante da escola junto ao SIMP e ficou decidido que a eleição será nos dias 16 e 17 de março nos três turnos. Também foi decidido que a escola irá aderir a paralisação do dia 15 de março, chamada pela CNTE contra as reformas da previdência. Na sequencia recebemos a visita de representantes do Rotary Club Pelotas Norte que vieram apresentar o projeto de Xadrez na escola. Pela proposta a escola recebera o apoio do Rotary Clube para uso do jogo de xadrez como ferramenta pedagógica com objetivo de desenvolver nos alunos habilidades como concentração, raciocínio lógico,  respeito as diferenças, entre outros benefícios proporcionados com a prática do jogo. A escola também recebeu doa visitantes dois tabuleiros com peças de xadrez. Após um momento de intervalo com café e bolo para comemorar os aniversários do mês, a reunião teve continuidade com a fala dos professores sobre a proposta, sendo que todos os que se manifestaram declararam que serrá uma oportunidade muito boa de melhorar o rendimento dos alunos de uma forma diferente e ludica. Encerrando a reunião  houve a entrega de lembranças e o diretor agradeceu aos visitantes e aos demais pela presença.






quarta-feira, 8 de março de 2017

Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher existe para que se reflita sobre as condições e o preconceito que historicamente colocam as mulheres em situação de inferioridade. Depois de muitos anos de luta e conscientização, inclusive de alguns homens, podemos perceber avanços em direção a uma sociedade em que todas e todos tenham os mesmos direitos e condições para sobreviver, trabalhar e ser feliz. No entanto estamos vivendo um momento de retrocessos a partir do golpe que tirou, sem motivo que justificasse, uma mulher do poder máximo do país. O governo que tomou o poder começou uma série de ataques aos direitos conquistados, entre estes está a Reforma da Previdência, que vai prejudicar a todos, mas especialmente as mulheres ao alterar para   65   anos  a idade   mínima   para   aposentadoria,  Além  de  prejudicar os  trabalhadores  e as trabalhadoras, a Reforma da Previdência aumenta a discriminação entre homens e mulheres. Por isso neste dia da mulher precisamos reforçar a luta por direitos que ainda não conquistamos e por manutenção daqueles que já conquistamos. Parabéns às mulheres batalhadoras que todos os dias contribuem para que o mundo fique um pouco melhor.