quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Fórum Social Mundial - Um outro mundo é possível

O presidente da CUT discursa na presença de Lula

Aldeia da Paz

Chegada do Presidente ao Gigantinho

Fila na frente do Gigantinho

Vítor com o pessoal do DCE- UFPel

Debate sobre os rumos da juventude de esquerda no Brasil, evento organizado pela União da Juventude Socialista (UJS) / Presente o ex-governador Olívio Dutra

DCE-UFPel

Bois em frente ao ônibus indicam uma paisagem bucólica

Juventude socialista no Gigantinho

Posse da UEE / presentes, entre outros, Olívio, Beto Albuquerque e Pepe Vargas

Deputado Beto Albuquerque discursa

Na platéia, o Ministro da Justiça Tarso Genro

Mais filas

Ainda a gurizada na posse da UEE

Pessoal do DCE em frente ao ônibus da universidade / presente nosso correspondente Vítor Moreira

Quando o Fórum Social Mundial começou, há 10 anos atrás, em Porto Alegre, e foi criado o slogan Um outro mundo é possível muitos acharam que aquelas pessoas que participavam do evento eram apenas umas românticas e sonhadoras. Hoje, quando 10 anos se passaram e o Fórum já percorreu diversas cidades do mundo, o pensamento é outro. Muita coisa mudou, muita coisa foi feita e ainda há muito por fazer. Movimentos sociais ganharam força, minorias fizeram valer seu grito e governos caíram para que outros, de diferente pensamento, tomassem seu lugar. Melhorou? Sim. Mas ainda há muito que melhorar, por isso é que fóruns como este são importantes: para que diferentes vozes se façam ouvir. Nesse intuito, aconteceu de 25 a 29 de janeiro deste ano, na Grande Porto Alegre, o Fórum Social Mundial 10 anos. O secretário da nossa escola,Vítor Moreira, esteve lá e nos conta, através de fotos e depoimentos, o que viu e que impressões teve de tão importante evento.
Vítor Moreira - "Eu avalio o Fórum como bem sucedido. Mais uma vez foi o maior espaço de discussões de esquerda e onde se procurou mostrar que o mundo tem jeito na medida em que o capitalismo pode e deve acabar, levando junto o neo-liberalismo e seu estado domínio. A luta dos movimentos sociais se reforça a partir de uma visão política de tentar reverter a criminalização desses mesmos movimentos. Fui ao Fórum Social Mundial representando oficialmente o DCE-UFPEL, mas, sem dúvida nenhuma, representava lá também todas as minhas bandeiras de luta, entre elas a nossa escola. Destaco, ainda, a posse da nova direção da União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE Dr. Juca) que, num esforço de recuperar esse espaço de luta, reergueu esta instituição que é tão importante para a unidade do movimento estudantil do nosso estado, dentro da perspectiva de uma educação pública, gratuita e de qualidade, através da campanha Educação não é mercadoria."
.

Nenhum comentário: