domingo, 21 de março de 2010

Reunião com alunos sobre a nova modalidade de avaliação a ser adotada

Diretor expõe as alterações que a avaliação por parecer descritivo trará

para uma platéia atenta

A nova avaliação está dentro da filosofia da escola

No dia 18 de março reunimos os alunos nos turnos da manhã e da tarde para conversarmos sobre a implantação da nova forma de expressão dos resultados da avaliação por meio de parecer descritivo. Na oportunidade os alunos tomaram conhecimento de como irá ocorrer esse processo, lembrando que a mudança irá exigir uma modificação de postura de todos os envolvidos uma vez que o processo passa a avaliar o aluno como um todo e não apenas em relação ao conhecimento. A decisão da comunidade escolar de mudar a forma de avaliação ocorreu durante a elaboração do nosso Projeto Pedagógico e foi implantada primeiramente nas séries iniciais (pré à 4ª série, depois na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, a partir deste ano, nas séries finais do ensino fundamental (5ª à 8ª série), contemplando toda a escola. A justificativa para utilização desta forma de avaliação se encontra na própria filosofia da escola estabelecida no PPP onde é citada como meta da escola a formação do homem cidadão. Para que se possa atingir esta meta a escola realiza diversas atividades, no entanto a avaliação tradicional, por meio de notas, geralmente avalia apenas o conhecimento sem levar em consideração o aluno como um todo, o que não é apropriado. A avaliação por parecer descritivo está centrada no ser humano, numa perspectiva de inclusão, pois se dedica a cada um dos alunos, respeitando suas individualidades.

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