quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A emoção dos discursos

A aluna Isabela, oradora dos formandos do dia emocionou-se ao falar da época em que iniciaram seus estudos, bem pequenos, quando lhes perguntavam o que queriam ser e não sabiam responder e sequer pensavam sobre isso. Para ela, sua turma hoje está mais preparada e sabe que tem um caminho a seguir. Agradecimentos aos pais e professores e a saudade que logo virá a levaram às lágrimas.


A formanda Geuaite Taubner Jorge, do EJA, com a certeza e a segurança dos que já ostentam cabelos brancos, deu o tom da gratidão à integra de seu discurso, agradecendo com carinho a todos os professores, desde os que lhes ensinaram as primeiras letras, para que assim pudessem ler poesias, até os que lhes ofertaram o entendimento da ciência para que pudessem aprender a respeitar a natureza. Um discurso edificante.

A professora Maria Eulália, paraninfa da turma da manhã, lembrou a importância da celebração da formatura, pois o grupo de formandos é exemplo de persistência e dedicação, além de um grande orgulho para os pais. Chamou atenção para a necessidade de se viver o milagre de cada minuto, construindo ao invés de muros, pontes, e valorizando os próprios pontos fortes para que estes sirvam de amparo nas fraquezas.

O professor Léo, paraninfo dos formandos do EJA, salientou sobre a necessidade de se aprender a valorizar a vida e a natureza. Lembrou dos sacrifícios que os alunos fizeram para conseguir se formar e também que o grupo, ao frequentar o curso, trouxe um pouco de si e de sua gente e que, por certo, ao sair, levará para onde for, um pouco de cada um de nós.

O Diretor, professor Ricardo, lembrou que alguns alunos já estão na nossa escola há 8 anos, outros há bem menos tempo, mas todos são como filhos. Salientou que tudo o que a escola faz é para que o aluno consiga chegar ao feliz momento da formatura, sempre tendo como chave a proposta pedagógica da escola que é a de formar o aluno cidadão. Não pode deixar de citar as dificuldades que as escolas públicas enfrentam, lembrando que educação de qualidade é direito do povo e dever do poder público.

O DISCURSO..
.
O discurso é aquele momento em que, em algumas palavras, devemos expressar os sentimentos que nos movem naquela ocasião e que, muitas vezes é formado por coisas que, de uma maneira ou de outra deixamos de dizer, e que , na derradeira hora da formatura, precisamos deixar registrado. Dessa vez não foi diferente. Todos os discursos foram carregados de emoção.

Nenhum comentário: