quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ação local tem impacto global


Com esse pensamento, as professoras Sandra Kuhn e Roberta Maia, dos 2º anos, propuseram a seus alunos um trabalho sobre meio ambiente que consistiu em uma pesquisa sobre os tipos de poluição que afetam a escola. O método que as professoras usaram foi o de misturar as duas turmas, depois dividir em grupos de três componentes. Assim organizados, os grupos, munidos de lápis e papel com as perguntas previamente definidas, passaram a entrevistar pessoas dos diversos setores do ambiente escolar. Como os alunos do 2º ano ainda não sabem ler nem escrever com fluência, quem escreveu as respostas foram os entrevistados. Veja abaixo o resultado apurado pelos alunos. A primeira questão foi: _ Em que a poluição está prejudicando a nossa escola? • O lixo, a poeira e a poluição causam doenças. • A sujeira piora nossa qualidade de vida. • Papéis de bala, salgadinhos e cascas de frutas jogados no chão maculam o aspecto da escola. • Colocar restos de alimentos no escovódromo causa entupimento nos canos. • Lixo espalhado cheira mal causando sensação desagradável. • Sujeira demanda gasto de água para limpa-la, causando, assim, desperdício. • Vandalismo com plantas, árvores, praça e materiais torna nossa escola feia. • _ De que maneira podemos ajudar a preservar o meio ambiente e a nossa escola? • Cuidando das nossas árvores e da nossa água e colocando o lixo no lixo. • Tomando consciência de que cada um é responsável por seus atos e que a ação local tem impacto global, todos devendo empenhar-se na construção de um ambiente melhor – “ meio- lugar - ambiente”. • Qualquer que seja o lixo, deve ser colocado na lixeira. • Respeitando todos os seres vivos: plantas, animais e pessoas. • Não poluindo nem a água, nem a terra e nem o ar. • Respeitando o fogo, cuidando para que não se espalhe colocando coisas e vidas em risco.

Nenhum comentário: