Grupo de professores e funcionários. |
Nos grupos professores debatem problemas dos alunos e como ajudar a resolvê-los. |
Funcionários também participam das atividades. |
Mais um grupo de professores. |
Professora Sandra Kuhn apresenta conclusões do grupo. |
Professora Clarice Pires também representou um grupo. |
O grupo de funcionários foi representado por Vítor Moreira. |
A
reunião pedagógica do mês de agosto, na nossa escola, ocorreu no ultimo sábado,
dia 25. Como tem acontecido em nossas reuniões o primeiro momento foi de formação,
o tema deste mês foram os problemas de escrita e leitura apresentados pelos
alunos de 5ª série em diante. Antes da reunião os professores receberam o texto
“Analfabetismo do 6º ao 9º ano, como resolver?”
de Fernanda salla publicado na revista Nova Escola de março de 2012. A
proposta fio de que o texto fosse lido individualmente e foram propostas as
seguintes perguntas: Na tua sala de aula
é possível perceber alunos ainda analfabetos? O que tens feito para resolver o
problema? Quais são as dificuldades encontradas? Quais as sugestões para que
possamos juntos responder a esse problema? As respostas às questões foram
entregues a coordenação e tabuladas para apresentação na reunião e debate. Entre
as respostas destacaram-se as dificuldades dos alunos em analisar, interpretar e
se expressar por meio de textos sendo que muitos professores estão realizando
atividades em sala de aula para ajudar os alunos a vencerem estas dificuldades.
Quanto às dificuldades apresentadas, as principais foram a falta de concentração
dos alunos, pouco tempo para trabalhar os problemas identificados, dificuldade
de lidar com a turma devido as atitudes de indisciplina e dar conta da
diversidade como sugestões para ajudar na solução do problema houveram
respostas como: mementos de leitura, trabalhar mais textos em sala de aula,
seminários de formação para professores, usar a música, poesias e jogos para estimular
os alunos a lerem mais, entre outras. Os funcionários da escola também participaram,
e trabalharam o texto “O papel dos funcionários como Educadores”. A partir da
análise dos textos foi realizado um trabalho em grupos para que fossem
propostas “Ações Possíveis” de serem realizadas, indicando quem seriam os
responsáveis pela realização e quando seriam realizadas. Os grupos de
professores proporam:
·
Hora do conto a cada duas semanas com os alunos
maiores contando histórias para os menores.
·
Realizar momentos de leitura começando com
tirinhas para que os alunos se estimulem a ler.
·
Trabalhar as normas de convivência da escola
com o comprometimento de todos (Professores, equipe diretiva, funcionários)
·
Realização de seminários internos
trimestralmente preparados pela própria escola ou com palestrantes convidados
·
Utilizar os recursos de informática para
estimular a leitura a cargo do professor da informática educativa e professores
das turmas.
·
Continuar com os momentos de formação nas
reuniões mensais e realizar troca de experiências.
As conclusões
do grupo dos funcionários foram:
·
Participação em todas as atividades da escola
e sindicais;
·
Atender com educação, ter diálogo, cortesia e
bom humor;
·
Observar e intervir nos momentos de
recreação, organização de filas, etc;
·
Preservar os recursos da escola;
·
Ter visão coletiva, trabalhar a consciência
de que somos um todo.
Tivemos ainda, durante o
intervalo, homenagem as professoras Clarice Mielke Rollof, Helena Maria Cardoso
Hartwig e a funcionária Maria Izabel Campbell Link, que completaram 50 anos.
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