segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Reunião Pedagógica debate as dificuldades dos alunos das séries finais do ensino fundamental.

Grupo de professores e funcionários.
Nos grupos professores debatem problemas dos alunos e como ajudar
a resolvê-los.
Funcionários também participam das atividades.
Mais um grupo de professores.
Professora Sandra Kuhn apresenta conclusões do grupo.
Professora Clarice Pires também representou um grupo.
O grupo de funcionários foi representado por Vítor Moreira.

Professoras homenageadas Clarice e Helena com o Diretor.

A reunião pedagógica do mês de agosto, na nossa escola, ocorreu no ultimo sábado, dia 25. Como tem acontecido em nossas reuniões o primeiro momento foi de formação, o tema deste mês foram os problemas de escrita e leitura apresentados pelos alunos de 5ª série em diante. Antes da reunião os professores receberam o texto “Analfabetismo do 6º ao 9º ano, como resolver?” de Fernanda salla publicado na revista Nova Escola de março de 2012. A proposta fio de que o texto fosse lido individualmente e foram propostas as seguintes perguntas:  Na tua sala de aula é possível perceber alunos ainda analfabetos? O que tens feito para resolver o problema? Quais são as dificuldades encontradas? Quais as sugestões para que possamos juntos responder a esse problema? As respostas às questões foram entregues a coordenação e tabuladas para apresentação na reunião e debate. Entre as respostas destacaram-se as dificuldades dos alunos em analisar, interpretar e se expressar por meio de textos sendo que muitos professores estão realizando atividades em sala de aula para ajudar os alunos a vencerem estas dificuldades. Quanto às dificuldades apresentadas, as principais foram a falta de concentração dos alunos, pouco tempo para trabalhar os problemas identificados, dificuldade de lidar com a turma devido as atitudes de indisciplina e dar conta da diversidade como sugestões para ajudar na solução do problema houveram respostas como: mementos de leitura, trabalhar mais textos em sala de aula, seminários de formação para professores, usar a música, poesias e jogos para estimular os alunos a lerem mais, entre outras. Os funcionários da escola também participaram, e trabalharam o texto “O papel dos funcionários como Educadores”. A partir da análise dos textos foi realizado um trabalho em grupos para que fossem propostas “Ações Possíveis” de serem realizadas, indicando quem seriam os responsáveis pela realização e quando seriam realizadas. Os grupos de professores proporam:

·         Hora do conto a cada duas semanas com os alunos maiores contando histórias para os menores.
·         Realizar momentos de leitura começando com tirinhas para que os alunos se estimulem a ler.
·         Trabalhar as normas de convivência da escola com o comprometimento de todos (Professores, equipe diretiva, funcionários)
·         Realização de seminários internos trimestralmente preparados pela própria escola ou com palestrantes convidados
·         Utilizar os recursos de informática para estimular a leitura a cargo do professor da informática educativa e professores das turmas.
·         Continuar com os momentos de formação nas reuniões mensais e realizar troca de experiências.

As conclusões do grupo dos funcionários foram:

·         Participação em todas as atividades da escola e sindicais;
·         Atender com educação, ter diálogo, cortesia e bom humor;
·         Observar e intervir nos momentos de recreação, organização de filas, etc;
·         Preservar os recursos da escola;
·         Ter visão coletiva, trabalhar a consciência de que somos um todo.

Tivemos ainda, durante o intervalo, homenagem as professoras Clarice Mielke Rollof, Helena Maria Cardoso Hartwig e a funcionária Maria Izabel Campbell Link, que completaram 50 anos.

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