|
Universidade Tuiuti do Paraná, Local onde ocorreu o Seminário. |
|
Representantes das escolas de Pelotas. |
|
Grupo de Professores coordenadores. |
|
Professores da rede do Paraná distribuem mudas de pitanga
aos participantes. |
|
Professora Dra. Silvia Colelo e Professora Regina Batista. |
Aconteceu nos dias 20 e 21 de agosto o 3º seminário do Observatório do
Campo, na Universidade Tuiuti do Paraná e demais estados da região sul. O
encontro teve por objetivo: apresentação de todas as escolas envolvidas no
projeto trazendo os passos iniciais das atividades em seus locais e pensar as
ações seguintes tanto no âmbito do observatório em geral, como específico da
pesquisa. No primeiro dia então foi a apresentação dos trabalhos, no segundo
dia teve uma palestra com a professora Doutora Sílvia Colelo de São Paulo que
abordou o tema alfabetização e letramento, conceitos, perspectivas e ações.
Todas os participantes em seus trabalhos apresentaram suas escolas em seu
contexto histórico, sua organização, suas dificuldades e primeiras ações. Em
nossa escola como ações, foram feitas o levantamento das necessidades que foi as questões de letramento e organização escolar. Observando-se as temáticas contexto familiar nas dificuldades de aprendizagem, alfabetização e letramento nos
anos iniciais e gestão coletividade e participação, na organização do trabalho
pedagógico na escola, traçando uma linha com os três temas sobre a importância dos diferentes papeis e de cada um nos processos educativos.
Apresentação dos subprojetos, leitura e análise do PPP(em andamento) reunião
com pais da turma pesquisada,saída de campo,elaboração de instrumento sobre
conhecimento da realidade e práticas dos professores.(em andamento). Os
trabalhos foram divididos em eixos coordenados pelas professoras coordenadoras
das três universidades envolvidas. Sendo eles: GT1 Formação de professores e práticas
educativas. GT2 alfabetização e letramento, com a participação da professora
Colelo, que depois em sua palestra trouxe muitos esclarecimentos a partir dos
trabalhos apresentados. GT3 Políticas Públicas e gestão escolar. Observou-se
que nas diferentes realidades apresentadas os problemas se repetem : não
participação da família, dificuldade dos professores frente a realidade de
alunos e o papel da escola na comunidade e sua função social na formação dos sujeitos. Um
dos desafios a se buscar é resgatar essas relações com fins de
formação do sujeito que é o aluno. Como avaliação do encontro, os grupos
colocam que foi muito positivo e esclarecedor, principalmente para quem não tem
muita experiência com atividades de pesquisa e de pesquisação, com a
participação direta dos pesquisados. Será pensada uma forma de se ter todos os
escritos dos grupos. Que o próximo encontro será de três dias pois foi curto o
tempo para apresentação e debate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário