sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Nova administração municipal toma medidas que prejudicam o desenvolvimento de nossa proposta pedagógica


“Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a roseira prá lá...”
                        Chico Buarque


Reunião de professores
Encontro da Comunidade Escolar
    

Historicamente nossa escola tem se preocupado em fazer uma educação diferente, vendo o aluno e seu desenvolvimento como centro do processo ensino-aprendizagem. Há cerca de dez anos a gente vem realizando encontros, seminários, reuniões e diversas formas de discussão com toda a comunidade escolar visando aprimorar o trabalho desenvolvido e qualificar o processo educativo. Todo este esforço resultou em duas mudanças significativas no projeto pedagógico da escola. A primeira delas foi estabelecer que a formação do aluno vai além das atividades desenvolvidas em sala de aula e deve ter como principal objetivo a formação para o exercício da cidadania. Para realizar este objetivo nossa escola desenvolve vários projetos extra-classe como Banda Escolar, Curso de Pintura, Dança, Flauta e Violão e Informática, além do Programa Mais Educação com suas diversas oficinas. Todas estas atividades aumentam o tempo de permanência do aluno na escola com atividades de formação e contribuem para melhorar a relação dos alunos com os estudos.  A segunda mudança se deu no processo de avaliação da aprendizagem, por decisão da comunidade escolar definimos que a expressão dos resultados da avaliação dos alunos passariam a ser por meio de parecer descritivo, medida que foi implantada primeiramente nas séries iniciais (pré à 4ª série, depois na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, a partir de 2010, nas séries finais do ensino fundamental (5ª à 8ª série), contemplando toda a escola. A justificativa para utilização desta forma de avaliação se encontra na própria filosofia da escola estabelecida no PPP onde é citada como meta da escola a formação do homem cidadão, sendo assim a avaliação por parecer descritivo está centrada no ser humano, numa perspectiva de inclusão, pois se dedica a cada um dos alunos, respeitando suas individualidades. Realizar este trabalho não é fácil, exige dedicação estudo e troca permanente entre os professores sobre o desenvolvimento de cada um dos alunos, por este motivo também contemplamos em nosso projeto pedagógico, dentro da carga horária dos professores, o tempo necessário para estas atividades. O resultado de todo este esforço pode ser percebido não só na satisfação dos alunos, mas também pode ser comprovado no aumento do IDEB da escola de 2,9 em 2009 para 4,3 em 2012. Todo este trabalho está agora ameaçado, vez que a nova administração que assumiu o governo municipal não tem o entendimento de que o processo pedagógico também ocorre além da sala de aula e extinguiu o tempo que já havia sido concedido para que nossos docentes pudessem se dedicar a aperfeiçoar o seu trabalho, realizar trocas com outros professores e com a comunidade e elaborar os pareceres descritivos dos alunos, prejudicando, desta forma, o desenvolvimento de nossa proposta pedagógica. Certamente não deixaremos de perseguir os objetivos estabelecidos depois de tanto estudo e discussão, mas certamente a partir das determinações desta “nova forma de governar” as dificuldades serão bem maiores com consequências negativas no desenvolvimento dos alunos e nos índices alcançados. O tempo dirá. 

Ricardo Moreira
Diretor

Um comentário:

Jair Oliveira disse...

Caro Diretor e comunidade do Monte Bonito, parece que a atual administração não está preocupada com a educação em nossa localidade, primeiro a não conclusão das obras deixadas pelo governo anterior, que aliás foi seu apoiador e que ficou nos devendo a escola de educação infantil, agora mexe na proposta pedagógica da escola, desrespeitando a autonômia o trabalho e a experiência adquiridos ao longo de anos. Decisões de cima pra baixo é autoritarismo secretária, educação signífica diálogo!