“Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a roseira prá lá...”
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a roseira prá lá...”
Chico Buarque
Reunião de professores |
Historicamente nossa escola tem se preocupado em fazer uma educação
diferente, vendo o aluno e seu desenvolvimento como centro do processo ensino-aprendizagem.
Há cerca de dez anos a gente vem realizando encontros, seminários, reuniões e diversas
formas de discussão com toda a comunidade escolar visando aprimorar o trabalho
desenvolvido e qualificar o processo educativo. Todo este esforço resultou em
duas mudanças significativas no projeto pedagógico da escola. A primeira delas
foi estabelecer que a formação do aluno vai além das atividades desenvolvidas
em sala de aula e deve ter como principal objetivo a formação para o exercício
da cidadania. Para realizar este objetivo nossa escola desenvolve vários
projetos extra-classe como Banda Escolar, Curso de Pintura, Dança,
Flauta e Violão e Informática, além do Programa Mais Educação com suas diversas
oficinas. Todas estas atividades aumentam o tempo de permanência do aluno na
escola com atividades de formação e contribuem para melhorar a relação dos
alunos com os estudos. A segunda mudança se deu no processo
de avaliação da aprendizagem, por decisão da
comunidade escolar definimos que a expressão dos resultados da avaliação dos
alunos passariam a ser por meio de parecer descritivo, medida que foi
implantada primeiramente nas séries iniciais (pré à 4ª série, depois na EJA
(Educação de Jovens e Adultos) e, a partir de 2010, nas séries finais do ensino
fundamental (5ª à 8ª série), contemplando toda a escola. A justificativa para
utilização desta forma de avaliação se encontra na própria filosofia da escola
estabelecida no PPP onde é citada como meta da escola a formação do homem
cidadão, sendo assim a avaliação por parecer descritivo está centrada no ser humano,
numa perspectiva de inclusão, pois se dedica a cada um dos alunos, respeitando
suas individualidades. Realizar este trabalho não é fácil, exige
dedicação estudo e troca permanente entre os professores sobre o
desenvolvimento de cada um dos alunos, por este motivo também contemplamos em
nosso projeto pedagógico, dentro da carga horária dos professores, o tempo
necessário para estas atividades. O resultado de todo este esforço pode ser
percebido não só na satisfação dos alunos, mas também pode ser comprovado no
aumento do IDEB da escola de 2,9 em 2009 para 4,3 em 2012. Todo este trabalho
está agora ameaçado, vez que a nova administração que assumiu o governo
municipal não tem o entendimento de que o processo pedagógico também ocorre
além da sala de aula e extinguiu o tempo que já havia sido concedido para que
nossos docentes pudessem se dedicar a aperfeiçoar o seu trabalho, realizar
trocas com outros professores e com a comunidade e elaborar os pareceres
descritivos dos alunos, prejudicando, desta forma, o desenvolvimento de nossa
proposta pedagógica. Certamente não deixaremos de perseguir os objetivos
estabelecidos depois de tanto estudo e discussão, mas certamente a partir das
determinações desta “nova forma de governar” as dificuldades serão bem maiores
com consequências negativas no desenvolvimento dos alunos e nos índices alcançados.
O tempo dirá.
Ricardo Moreira
Diretor
Ricardo Moreira
Diretor
Um comentário:
Caro Diretor e comunidade do Monte Bonito, parece que a atual administração não está preocupada com a educação em nossa localidade, primeiro a não conclusão das obras deixadas pelo governo anterior, que aliás foi seu apoiador e que ficou nos devendo a escola de educação infantil, agora mexe na proposta pedagógica da escola, desrespeitando a autonômia o trabalho e a experiência adquiridos ao longo de anos. Decisões de cima pra baixo é autoritarismo secretária, educação signífica diálogo!
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