domingo, 17 de fevereiro de 2013

Morreu o professor Cegalla


                                                                                 
Para quem, como eu, lia seus livros, mas não conhecia seu rosto, este é Cegalla.


As letras brasileiras perderam, no dia 09 de fevereiro do corrente ano, o professor Domingos Paschoal Cegalla, autor de uma das mais famosas gramáticas da língua portuguesa. Sua obra orientou, e tem orientado, durante muito tempo, o ensino do nosso idioma nas escolas. Muito conhecido de todos nós, que começamos nossos  estudos em décadas passadas, vez que as boas escolas o tinham como bibliografia  obrigatória, Cegalla hoje sofre algumas críticas. Sobre ele, Marcos Bagno,  linguísta mais revolucionário e contrário a uma gramática tradicional e excludente, fez o seguinte comentário:


                                                                                                    
"Morreu o professor  Cegalla

 Marcos Bagno  (*)


Morreu hoje o professor Domingos Paschoal Cegalla, aos 92 anos. Cegalla é o autor da Novíssima Gramática da Língua Portuguesa, publicada em 1964. A obra continua à venda até hoje, apesar de não fazer jus de forma alguma ao "novíssima" do título. Com o desaparecimento de Cegalla se encerra a história da gramaticografia brasileira baseada na doutrina tradicional de inspiração greco-romana e de ideologia marcadamente normativo-prescritiva. 


A publicação, em 1999, da 39a edição da Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, deu início a um novo ciclo de produção de obras gramaticais no Brasil. A partir de agora, é impossível desprezar os avanços das teorias linguísticas e os progressos alcançados por elas no desvendamento (em bases científicas sólidas) do funcionamento das línguas humanas. Quem ainda se prende aos postulados tradicionais precisa imediatamente rever seus conceitos, que refletem uma postura ideológica de séculos passados e que não tem cabimento na sociedade contemporânea."

 ( *) linguísta e escritor.
________________________
Por Maribel Felippe

Nenhum comentário: