segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Espaço dos alunos

Como muitos sabem, nossa escola edita trimestralmente um jornal chamado O Espaço do Povo. Ele costuma ser feito na sala de aula, nas aulas de Português. Como este ano teve um calendário atípico em virtude de enchentes e gripe, as aulas tiveram de ser usadas o tempo inteiro para o desenvolvimento de conteúdos e o jornal ficou um pouco de lado. O blog, no entanto, encampou o setor de notícias. Os alunos passaram a ser colaboradores do blog, na medida de suas possibilidades, criando os textos e contribuindo para o nosso jornal on line.
Os textos abaixo, produzidos por alunos da oitava que se formam em janeiro, são, portanto, parte do Espaço do Povo on line.
"Há oito anos atrás cheguei na escola João da Silva para cursar o primeiro grau. Insegura, olhava para todos os lados e via alguns colegas chorando de medo. Os professores, porém, conversavam e os acalmavam. Aí eu tive a idéia de chorar também, só para chamar a atenção, mas isso não foi preciso. Logo eles vieram e conversaram comigo também. Isso foi tranquilizador. Hoje estou deixando a escola com muitas lágrimas nos olhos e um aperto no coração. O JSS sempre vai ser a minha família!"
(Ester Nörnberg para OEspaço do Povo online)
"O nosso último ano na escola vai deixar saudades. Saudade dos colegas, dos professores, dos funcionários. Saudade de tudo e de todos. Ficarão os momentos de alegria e diversão. Está na hora de dar um tchau ao Fundamental e um oi ao Ensino Médio. Todo ano é assim: entra um grupo na Primeira Série e sai outro na Oitava. Entram crianças e saem adolescentes formados. Muitos estão juntos desde o pré ou a primeira série e, no Médio, muitos se separarão. Cada um vai para uma escola diferente. Foram oito anos de convivência e, agora, a separação. Portanto, devemos aproveitar os últimos instantes juntos porque no ano que vem serão outras pessoas, outros estilos e outras amizades."
( Anderson M. dos Santos, para o Espaço do Povo on line)
Os Mandamentos do Aluno
1º O aluno não conversa, troca idéia.
2º O aluno não bagunça, alegra a turma.
3º O aluno não merenda na aula, nutre-se.
4º O aluno não cola na prova, relembra.
5º O aluno não mata aula, algo o obriga a faltar.
6º O aluno não fala errado, testa o professor.
7º O aluno não dorme em aula, medita.
8º O aluno não roda, é rodado pelo professor.
9º O aluno não se atrasa, algo o impede de chegar na hora.
10º O aluno não atira bolinhas, troca papel.
( Taiane, para O Espaço do Povo on line)

Nenhum comentário: