sábado, 4 de junho de 2011

Pesquisadores da UFPel palestram sobre Síndrome de Burnout

 Os pesquisadores José Roberto, Maria de Fátima, Vanessa e Carmen Lucia

Pesquisadores da UFPel estiveram presentes em nossa escola hoje para palestrar sobre Síndrome de Burnout. Os psícólogos Maria de Fátima Duarte Martins e José Roberto e as pedagogas Carmen Lúcia Fetter e Vanessa Buggs fazem parte de um grupo de pesquisa encampado pela Universidade Federal que tem como projeto investigar o grave problema da saúde dos educadores, fenômeno este que tem sido uma constante na vida destes profissionais do ensino. O trabalho - que tem como título Imagem da Docência e Condições de Trabalho: um estudo sobre a saúde das professoras da rede municipal de Pelotas - analisou aspectos, dimensões e elementos do processo de trabalho docente em escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio  de Pelotas. Para este estudo os pesquisadores avaliaram as relações entre o processo de trabalho educativo e a saúde das professoras, o referencial teórico e estudos recentes sobre Síndrome de Burnout e mal-estar docente. Essa síndrome causa a despersonalização do indivíduo      (sentimento de indiferença), o sentimento de fracasso profissional e a exaustão emocional. Já o mal-estar docente é um ciclo degenerativo da eficácia docente que produz esgotamento afetando a professora a partir da ação combinada de condições psicológicas e sociais. Atuaram como parceiros desta pesquisa a Secretaria Municipal de Saúde e o CNPQ. Entre os importantes dados apurados estão: entre os profissionais da educação infantil se dá o maior número de afastamentos de saúde; 38% dos profissionais afetados por problemas de saúde  estão na faixa etária entre 41 e 50 anos; 90 % dos profissionais afastados são mulheres e as doenças mais recorrentes são respiratórias, de transtornos mentais comportamentais, osteomusculares e de tecido conjuntivo, do aparelho digestivo e do aparelho geniturinário. As quatro dimensões analisadas foram: condições de trabalho, processos do trabalho, medicalização e imagens da educação. Uma vez apurados estes dados, uma nova pesquisa está sendo preparada pelo grupo, desta vez para avaliar os problemas que acometem profissionais da educação infantil.
Nota: O trabalho de pesquisa teve entre seus referenciais teóricos os autores Wanderlei Codo  e José Esteves
Por Maribel Felippe

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