sábado, 7 de julho de 2012

Séculos depois a pelota volta ao arroio


O "peloteiro" prepara-se para colocar sua pelota na água...
... que podia levar um passageiro ou uma carga de mais de 200kg.
A construção da "pelota" foi feita usando por base descrições
 e desenhos da época, como este do francês
 Jean-Baptiste Debret


  Idealizada pelo jornalista Clayton Rocha, presidente da Comissão UFPel/200 Anos de Pelotas, a travessia do Arroio Pelotas, em uma legítima "pelota de couro", foi realizada hoje pela manhã, junto à Charqueada Boa Vista. A equipe técnica do Parque do Gaúcho de Gramado, construiu a "pelota" e fez a travessia em pouco mais de um minuto e meio. Caracterizados como pessoas da época - anos 1.700/1.800, Marcos Gomes e Rodrigo Schlee, brindaram o público presente com um espetáculo até então inédito.
.
   Marcos Gomes, paranaense, e médico formado em Pelotas, é hoje o empresário responsável pelo Parque do Gaúcho e pelo Zoológico de Gramado. Rodrigo Schlee, artesão pelotense renomado internacionalmente, fornecedor de materiais de época para filmes e séries de tv, responsável técnico do Parque, construiu a "pelota" que navegou tranquila e serena sobre as águas geladas do Arroio que nomeou a cidade, hoje bicentenária.
.
   A multidão, incrédula e emocionada, aplaudiu calorosamente - "peloteiro" e "passageiro" que, mesmo nas águas frias deste 7 de julho de 2.012, tiveram coragem suficiente para encarar a tarefa e marcar de forma única os 200 anos da cidade que recebeu o nome da primitiva embarcação que era comum no "arroio das pelotas".
.
.

Nenhum comentário: