terça-feira, 9 de outubro de 2012

Alunos da Filosofia da UCPel visitam a nossa escola

Visitantes chegam à escola.
Visitando a Sala de Recursos.
Conhecendo as dependências da escola.
Quadra de esportes.
Horta escolar.
Anfitetro Profª Elenice, onde ocorre os encontros da comunidade.
Refeitório.
Professor Ricardo e Professora Jara
Profª Adriane e Prof. Ricardo apresentam o Projeto Pedagógico.

Dia 05 de outubro de 2012 recebemos na escola os alunos daProfª Drª Jara Fontoura do curso de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas. O objetivo da visita foi conhecer o trabalho da escola e buscar informações sobre como desenvolvemos o nosso projeto pedagógico. Os visitantes foram recebidos pelo diretor da escola Professor Ricardo Moreira que mostrou as dependências da escola e os projetos que desenvolvemos. Logo após nos reunimos na biblioteca onde o diretor e a coordenadora pedagógica, professora Adriane Martins explicaram detalhes do nosso projeto pedagógico destacando o objetivo principal do nosso trabalho que é a formação do cidadão. Para cumprir com este objetivo a equipe diretiva da escola tem como prioridade consolidar um processo de gestão democrática com o envolvimento de professores, funcionários, pais, estudantes e outras pessoas da comunidade. Uma das intenções da coordenação da escola é desenvolver processos de conscientização das famílias sobre a importância da sua participação para a formação escolar dos seus filhos. O fomento à participação da comunidade tem como objetivo abrir a gestão da escola para o máximo possível de sujeitos que dela fazem parte. Deste modo, estabeleceu-se um processo de participação comunitária na escola que acontece em três espaços fundamentais: o Conselho Escolar; os Seminários para a comunidade escolar e os Conselhos de Classe Participativos. Além desses, a escola mobiliza a comunidade durante todo o ano nas suas atividades artísticas e culturais. Outro aspecto do nosso Projeto Pedagógico a ser destacado é que para formar cidadãos devemos ver o aluno como um todo sendo assim, a partir de 2002, quando houve a implantação da Educação de Jovens e Adultos em nível fundamental, já com o sistema de avaliação por parecer descritivo percebemos os aspectos positivos no trabalho que estava sendo realizado neste sentido.. A partir de então começamos um processo de discussão de implantação desta forma de avaliação nas demais séries da escola, por A decisão, Naquele momento, foi de que este processo seria gradativo, tendo sido implantado nas séries iniciais em 2004. A partir daí passamos a um longo período de estudos para implantação nas séries finais do ensino fundamental, o que acabou acontecendo em 2010. Durante estes anos o assunto vem sendo estudado e debatido em reuniões de professores, de pais e da equipe diretiva. Nossos estudos demonstram que existem várias correntes a respeito do assunto e a nossa opção foi por trabalhar os pareceres de forma global, procurando ver o aluno como um todo e não por partes compartimentadas, sendo assim elaboramos um método que consiste em cada professor fazer a sua avaliação por meio de observações e, no final de cada trimestre, levar estas observações para compartilhar com os demais professores da turma em reunião específica para tal quando, a partir da contribuição de todos se elabora o parecer de cada um dos alunos, neste processo entendemos que não cabe mais fragmentar o processo de desenvolvimento dos alunos em partes, ou seja, olhar a situação do aluno em uma ou outra disciplina específica, podendo esta definir a retenção ou progresso do aluno. Se fossemos fazer isso estaríamos retornando ao processo anterior, apenas trocaríamos a “nota” por algumas “palavras” deixando de valorizar os aspectos em que houve progresso do aluno. Este processo teve ampla participação da comunidade que aprovou as mudanças quando definimos nosso Projeto Pedagógico e continua aprovando nos momentos em que avaliamos a escola, quer seja nos conselhos de classe participativos ou nos seminários de avaliação nos finais de ano com toda a comunidade escolar. Compreendemos que, apesar de ainda apresentarmos algumas dificuldades em relação a como elaborar os pareceres descritivos de cada aluno, temos a certeza de que foi um grande avanço em relação ao sistema de notas ou de médias que classificam os alunos com números sem dar a verdadeira dimensão de como está o aluno em relação ao seu progresso e as suas dificuldades.

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