quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Reunião de formação na EJA debate Relações Humanas


Nesta quarta feira aconteceu mais uma noite de formação dos professores da Educação de Jovens e Adultos da nossa escola. Os momentos de formação ocorrem enquanto os alunos estão realizando as Praticas Integradas de ensino que complementam a educação formal que recebem nos demais dias da semana. A formação dos professores é planejada e executada pelo próprio grupo, a cada reunião dois ou três professores se encarregam de preparar um tema de sua escolha, para estudar antecipadamente e repassar ao grupo. Nesta semana as professoras Luisa Andreia Fernandes e Silva, Maria do Carmo F. de Oliveira e o Professor Luiz Antônio de Oliveira Corrêa trabalharam o tema Relações Humanas, apresentando um texto com dez mandamentos para um bom relacionamento em grupos sociais, sendo eles:

1. FALE com as pessoas. Não há nada tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia quando precisamos mais de sorrisos amáveis. 
2. SORRIA para as pessoas. Lembre-se que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
3. CHAME as pessoas pelo nome. A música mais suave para muitos, ainda continua sendo ouvir o próprio nome.
4. SEJA AMIGO e prestativo. Se você quer ter um amigo, seja um amigo.
5. SEJA CORDIAL. Fale e aja com sinceridade. Tudo o que fizer, faça-o com todo prazer.
6. INTERESSE-SE sinceramente pelos outros. Mostre que as coisas da qual gostam e com as quais se preocupam tem valor para você, de forma espontânea, sem precisar se envolver diretamente.
7. SEJA GENEROSO em elogiar e cauteloso ao criticar. procure encorajar e elevar os outros.
8.SAIBA considerar os sentimentos dos outros. Existem três lados em qualquer controvérsia: o seu, o do outro e o que está certo.
9. PREOCUPE-SE com a opinião dos outros. Ouça, aprenda e respeite
10. PROCURE realizar um excelente trabalho. O que realmente vale nessa vida é aquilo que fazemos pelos outros.

Num segundo momento o grupo debateu cada um dos itens e avaliou a aplicação deles na nossa convivência na escola com os demais: professores, funcionários, alunos e familiares dos alunos
 O tema terá continuidade na próxima reunião de formação com as professoras Venilda Lopes e Maria Helena Kuhn.

Outros temas já trabalhadas foram: a Síndrome de Burnout com o Professor Ricardo Moreira e Informática na educação com o Professor Rogel Moura.

Nenhum comentário: