quarta-feira, 3 de outubro de 2012

DESENVOLVENDO O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

Uso de recursos tecnológicos.
Pesquisando na Internet.

Hora da leitura.

Oficina de Horta Escolar.


Horta.
Oficina de Dança Gaúcha.
Oficina de Teatro.
Oficina de futsal.

O Trabalho apresentado pelas professoras Fabiane Ramson Wille e Rita Helena Moreira Gomes  no 11º Encontro sobre o Poder Escolar dá uma dimensão do que este Programa do Governo Federal tem contribuído para o desenvolvimento integral dos alunos e a importância da permanência do aluno por mais tempo na escola.

EMEF João da Silva Silveira – Pelotas/RS

“Nenhum sonho se planeja, antes de sonhar”. O objetivo dessa experiência é proporcionar um relato de uma prática pedagógica compromissada, responsável e idealista. Comprovando que é possível desenvolver esse projeto na escola com dedicação e seriedade nas ações encadeadas e aplicadas com os alunos da rede municipal de ensino de nossa cidade. Procurando desenvolver um aluno consciente e apto a ter um olhar diferente do meio em que está inserido. O trabalho iniciou com a adesão da escola ao Programa Mais Educação, quando foi solicitada a indicação de uma professora coordenadora e de monitores para atuarem nas oficinas semanais de letramento, de matemática, da horta escolar, de futsal, de teatro e de danças gaúchas, definidas após um levantamento sócio econômico dos discentes desta unidade escolar. A seguir foi solicitada uma merendeira e transporte escolar pelo fato de a escola localizar-se na zona rural. Foi realizada uma reunião com os pais para estimular a adesão dos alunos e a apresentação do Programa. As turmas foram organizadas em turnos: pela manhã e pela tarde. Como resultado constataram-se avanços no rendimento escolar dos alunos que tiveram participação assídua nas oficinas, assim como houve mudanças positivas quanto aos hábitos em geral: práticas de alimentação saudável, conscientização sobre o cuidado com o material pedagógico utilizado pelos alunos. Entre os pontos positivos e importantes para a formação dos alunos estão: o desenvolvimento de relações afetivas, além da oportunidade de vivenciar atividades pedagógicas que exploram as potencialidades do aluno para que resgate a sua estrutura social pelo conhecimento a respeito de outras culturas musicais e expressivas, pela convivência diária com os hábitos de higiene. Foram importantes as visitações além dos muros da escola. O Programa possibilitou ainda a redução do tempo ocioso dos alunos, trouxe o envolvimento da escola na realização desse trabalho e o apoio dos demais docentes no Programa.

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