Participação das famílias contribui para melhorar índices de aprendizagem Foto do Seminário da Família - 18/08/2012 |
O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da nossa escola,
nas séries/anos iniciais subiu de 2,9 em 2009 para 4,3 em 2011 demonstrando que
o esforço de toda a comunidade escolar no sentido de buscar melhores resultados
está surtindo efeitos. Acreditamos que as razões para tal podem ser encontradas
em nosso próprio Projeto Pedagógico onde estão incluídas propostas como a
realização dos estudos de recuperação em turno inverso para os alunos de baixo
rendimento, atividade já prevista na LDB, mas que em muitas escolas somente é
realizada no final do trimestre. Na nossa escola optamos por realizar em turno
inverso durante todo o ano, assim é possível trabalhar as dificuldades dos
alunos assim que são detectadas, com mais chances de que sejam sanadas. Outro
fator que julgamos importante neste processo tem sido o trabalho desenvolvido
pela Sala de Recursos Multifuncionais da escola, proporcionando aos alunos com
problemas que interferem na sua aprendizagem o atendimento adequado para que
tenham condições de vencer suas dificuldades. Realizamos também na escola,
diversos projetos extraclasse, como Banda Escolar, Curso de Pintura, Dança,
Flauta e Violão e Informática, além do Programa Mais Educação com suas diversas
oficinas. Todas estas atividades aumentam o tempo de permanência do aluno na
escola com atividades de formação que contribuem para melhorar a relação dos
alunos com os estudos. Também tem sido importante para qualificar o
trabalho pedagógico desenvolvido nestes dois últimos anos a proposta de
formação continuada dos professores que estamos desenvolvendo, com a
qualificação das reuniões pedagógicas transformando-as em espaço de formação e
discussão dos problemas observados em sala de aula, nas reuniões optamos por
priorizar a discussão pedagógica debatendo e propondo ações para toda a escola
a fim de que sejam desenvolvidas em sala de aula, além de outras atividades que
envolvem também a comunidade escolar. Nas atividades de formação chegamos
a conclusão que o processo de avaliação com notas não estava adequado a
proposta de trabalho que estávamos desenvolvendo, sendo assim, depois de muito
estudo a escola optou por realizar uma avaliação permanente e cumulativa com a
expressão dos resultados por meio de parecer descritivo, este processo além de
avaliar o desenvolvimento integral do aluno tem levado os professores a
estudarem mais para aperfeiçoarem seu trabalho no sentido tornar o processo de
avaliação o mais real possível, como ninguém tem uma receita pronta sobre o
assunto este aperfeiçoamento é necessário e isto tem mantido o grupo de
profissionais em constante reflexão sobre o trabalho pedagógico
realizado. A
participação dos pais, mães e responsáveis por nossos alunos é outro dado que
devemos considerar como contribuição para melhorar o rendimento dos
alunos. A escola está sempre aberta a participação dos pais, mas como
forma de organizar esta participação, nosso projeto pedagógico prevê três
instâncias nas quais as famílias dos alunos podem contribuir com a educação de
seus filhos: O Conselho Escolar, O Conselho de Classe Participativo e os
Seminários com a Comunidade Escolar. O Conselho Escolar é a instância máxima de
participação onde a comunidade escolar pode decidir sobre questões financeiras,
administrativas e pedagógicas. O conselho de Classe Participativo é a
culminância do processo de avaliação, onde se discute o processo desenvolvido
no trimestre e seus resultados, propondo-se ações para o próximo período. Os
Seminários com a Comunidade Escolar são momentos em que se reúnem todos os
segmentos da escola para discussão das ações desenvolvidas no ano letivo em
todas as instâncias da escola, atualmente a escola realiza três seminários, um
no início do ano para planejamento, um no meio do ano para acompanhamento e
ajustes e o último no final do ano para avaliação. A proposta de gestão
da escola, consolidada em nosso projeto pedagógico é outro fator que pode ter
contribuído com a elevação do IDEB, onde a estratégia principal é envolver professores,
funcionários, pais, estudantes e outras pessoas da comunidade buscando trazer a
realidade da comunidade para dentro da escola sendo uma das intenções da equipe
diretiva da escola trabalhar a conscientização de que trabalhamos em rede e,
sendo assim, somos todos responsáveis pelo resultado de nossas ações, porque se
um dos componentes desta rede falhar compromete o trabalho de todos, felizmente
esta estratégia tem dado certo, os números estão ai para confirmar.
Ricardo Moreira
Diretor
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