domingo, 4 de novembro de 2012

Nosso IDEB passa de 2,9 para 4,3 em dois anos.

Participação das famílias contribui para melhorar índices de aprendizagem
Foto do Seminário da Família - 18/08/2012


O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da nossa escola, nas séries/anos iniciais subiu de 2,9 em 2009 para 4,3 em 2011 demonstrando que o esforço de toda a comunidade escolar no sentido de buscar melhores resultados está surtindo efeitos. Acreditamos que as razões para tal podem ser encontradas em nosso próprio Projeto Pedagógico onde estão incluídas propostas como a realização dos estudos de recuperação em turno inverso para os alunos de baixo rendimento, atividade já prevista na LDB, mas que em muitas escolas somente é realizada no final do trimestre. Na nossa escola optamos por realizar em turno inverso durante todo o ano, assim é possível trabalhar as dificuldades dos alunos assim que são detectadas, com mais chances de que sejam sanadas. Outro fator que julgamos importante neste processo tem sido o trabalho desenvolvido pela Sala de Recursos Multifuncionais da escola, proporcionando aos alunos com problemas que interferem na sua aprendizagem o atendimento adequado para que tenham condições de vencer suas dificuldades. Realizamos também na escola, diversos projetos extraclasse, como Banda Escolar, Curso de Pintura, Dança, Flauta e Violão e Informática, além do Programa Mais Educação com suas diversas oficinas. Todas estas atividades aumentam o tempo de permanência do aluno na escola com atividades de formação que contribuem para melhorar a relação dos alunos com os estudos.  Também tem sido importante para qualificar o trabalho pedagógico desenvolvido nestes dois últimos anos a proposta de formação continuada dos professores que estamos desenvolvendo, com a qualificação das reuniões pedagógicas transformando-as em espaço de formação e discussão dos problemas observados em sala de aula, nas reuniões optamos por priorizar a discussão pedagógica debatendo e propondo ações para toda a escola a fim de que sejam desenvolvidas em sala de aula, além de outras atividades que envolvem também a comunidade escolar.  Nas atividades de formação chegamos a conclusão que o processo de avaliação com notas não estava adequado a proposta de trabalho que estávamos desenvolvendo, sendo assim, depois de muito estudo a escola optou por realizar uma avaliação permanente e cumulativa com a expressão dos resultados por meio de parecer descritivo, este processo além de avaliar o desenvolvimento integral do aluno tem levado os professores a estudarem mais para aperfeiçoarem seu trabalho no sentido tornar o processo de avaliação o mais real possível, como ninguém tem uma receita pronta sobre o assunto este aperfeiçoamento é necessário e isto tem mantido o grupo de profissionais em constante reflexão sobre o trabalho pedagógico realizado.    A participação dos pais, mães e responsáveis por nossos alunos é outro dado que devemos considerar como contribuição para melhorar  o rendimento dos alunos.  A escola está sempre aberta a participação dos pais, mas como forma de organizar esta participação, nosso projeto pedagógico prevê três instâncias nas quais as famílias dos alunos podem contribuir com a educação de seus filhos: O Conselho Escolar, O Conselho de Classe Participativo e os Seminários com a Comunidade Escolar. O Conselho Escolar é a instância máxima de participação onde a comunidade escolar pode decidir sobre questões financeiras, administrativas e pedagógicas. O conselho de Classe Participativo é a culminância do processo de avaliação, onde se discute o processo desenvolvido no trimestre e seus resultados, propondo-se ações para o próximo período. Os Seminários com a Comunidade Escolar são momentos em que se reúnem todos os segmentos da escola para discussão das ações desenvolvidas no ano letivo em todas as instâncias da escola, atualmente a escola realiza três seminários, um no início do ano para planejamento, um no meio do ano para acompanhamento e ajustes e o último no final do ano para avaliação.  A proposta de gestão da escola, consolidada em nosso projeto pedagógico é outro fator que pode ter contribuído com a elevação do IDEB, onde a estratégia principal é envolver professores, funcionários, pais, estudantes e outras pessoas da comunidade buscando trazer a realidade da comunidade para dentro da escola sendo uma das intenções da equipe diretiva da escola trabalhar a conscientização de que trabalhamos em rede e, sendo assim, somos todos responsáveis pelo resultado de nossas ações, porque se um dos componentes desta rede falhar compromete o trabalho de todos, felizmente esta estratégia tem dado certo, os números estão ai para confirmar.


Ricardo Moreira
       Diretor

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