A
professora Regina Batista, que representa a nossa escola no Projeto Observatório
do Campo coordenado pela Universidade Federal de pelotas participou do Encontro
Educação do campo dias 18,19,20 março em Santa Catarina. No texto a seguir a
professora Regina faz uma síntese do que ocorreu no encontro:
“Educação do campo, no campo,
Uma educação para e com o sujeito e em seu espaço.”
Pelo menos queremos ter direito
de começar a enxergar como seria a escola dos nossos sonhos. Queremos ter o
direito de sonhar e nos mover em direção, deste sonho. E também sonhar mais do
que com uma nova escola, por que esta nova escola só poderá ser integralmente
construída numa nova sociedade (Roseli Salete Caldart)
Os
três dias do encontro dos pesquisadores em educação do campo foi muito
produtivo. Tivemos palestra com o Professor Carlos Brandão, sobre metodologia
da pesquisa – ação. O professor permaneceu durante os três dias contribuindo
com as discussões. Apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo observatório
dos três Estados. Apresentação do relatório do IDEB dos três estados realizados
em 30 escolas e síntese dos três dias, avaliação, planejamento e
encaminhamentos do projeto pelas coordenadoras, também avaliação coletiva pelas
três regiões do evento.
Foi feita uma acolhida aos três
observatórios com uma dinâmica que ressalta a importância da construção
coletiva. Aproveitando o único momento de sol do evento. Em seguida uma
declamação com o título ‘Homenagem aos desajustados” de autoria de Pietro F.
Cabreira, pesquisador de Santa Catarina.
Na
palestra o Professor Brandão ressalta que numa pesquisa-ação é importante
conviver com os sujeitos pesquisados para entender, que o ser humano não deve
pode ser medido quantitativamente, pois ele tem muito mais a oferecer. Que a
pesquisa-ação é participante, não é aplicação e interpretação de questões
previamente realizadas pelo pesquisador, todos são instrumentos de pesquisa na
subjetividade e não só na objetividade do instrumento.
A
explicação para os diferentes índices do IDEB nas diferentes regiões foram
observado nos relatos das escolas que explicavam os motivos para os altos e
baixos índices. Sobre as apresentações das escolas das três regiões houve uma
diversidade grande de ações dentro da proposta de educação do campo. Todas as
escolas fizeram a contextualização histórica do município, da localidade onde
estão inseridas as escolas para entender o processo de sua constituição numa totalidade
e o processo dos sujeitos no contexto histórico. No caso da nossa foi apenas
local devendo a exemplo das demais ser ampliada. Após as contextualizações
foram apresentadas as ações desenvolvidas pelas escolas dentro das diferentes
pesquisas para qualificar as ações.. No âmbito geral os problemas apresentados
pelas escolas são de ordem política, pedagógica, cultural, e econômica. As
experiências foram muito ricas e trouxeram muitas ideias para a organização e
continuidade das atividades em nossa escola. Apesar do tempo sombrio e chuvoso,
o convívio com as pessoas dos diferentes estados estava muito mais calorosa,
colaborativa e integrada.
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