segunda-feira, 15 de julho de 2013

Escola João da Silva realiza Seminário com os educadores.

 Grupo de Professores e Funcionários.

 Grupo de Professores e Funcionários.

 Professora Regina e a dinâmica das flores.

 Luciano, Roberta, Carla, Silvia, Vanessa, Clarice e Sandra.

 Rita, Luisa, Idalisa, Elenice, Angela e Magda.

 Ângela Islabão, Claudia, Deti, Tarcísio.

Betânia, Carolina, Helena, Goreth e Maria.

 Maribel, Nalu, Vera, Clarice, Juliana e Roberta Maia.

Roselei, Diego, Venilda, Fabiane e Eulália.

 Apresentação das atividades.

 Professora Magda fala sobre letramento.
  
 
Dinâmica de observação da caixa.

apresentando as conclusões.

 Almoço coletivo.

Dia 10 de julho, professores e funcionários da escola participaram do 2º Seminário Interno da Escola João da Silva Silveira. O encontro teve por objetivo promover o debate dos educadores sobre as atividades desenvolvidas pela escola tendo em vista a promoção dos alunos. Para abrir o evento foi realizada a dinâmica das flores, onde os presentes identificaram as características de cada flor fazendo uma relação com os colegas que apresentas tais características, num segundo momento foram formados grupos para elaborarem poesias que falassem de jardim relacionando com a escola e o ato de educar, os grupos também receberam imagens de crianças brincando para elaborar textos a partir das observações destas figura. As poesias e os textos serão postados aqui no blog posteriormente. Na sequência tivemos uma palestra com a Professora Magda Santos, professora de Ciências Sociais formada pela UFPel, Mestranda em Educação e pesquisadora do Projeto Observatório do Campo, desenvolvido pela UFPel tendo a nossa escola como um dos parceiros. A palestra da professora foi sobre Letramento. Houve ainda a exibição de um vídeo com Celso Antunes sobre avaliação seguido de um histórico sobre o processo realizado pela escola que resultou numa mudança no processo de avaliação dos alunos onde o resultado é divulgado na forma de parecer descritivo, também foi feita uma dinâmica de observação onde o grupo analisava uma caixa, cada um de um angulo diferente, ninguém via o todo da caixa as com as informações dos demais era possível ter uma ideia sobre os lados que não se podia ver, assim como acontece com os pareceres descritivos dos alunos onde cada um faz as suas observações e ao se juntar estas observações se tem uma ideia do todo.  Logo após realizamos debates em grupos sobre as dificuldades para realizar a avaliação dos alunos e para fazer o registro desta avaliação de forma que fique compreensível para a comunidade escolar e os órgãos oficiais do ensino. A reunião encerrou com a plenária na qual os grupos colocaram as suas conclusões.  

Nenhum comentário: