segunda-feira, 23 de março de 2015

Seminário da Comunidade Escolar: Carta das boas ações para 2015

Cartaz do Encontro
Abertura do encontro.
Aprovação das conclusões dos grupos.

EMEF João da Silva Silveira
Monte Bonito – 9º Distrito de Pelotas
Seminário da Comunidade Escolar – 14/03/2015

Carta das boas ações para 2015

 “Dar algo sem querer nada em troca”, “Fazer o bem sem olhar a quem” - estas foram as frases que marcaram o 1º Seminário de 2015 da Comunidade Escolar da EMEF João da Silva Silveira. O encontro reuniu professores, funcionários, alunos e seus familiares no sábado, dia 14 de março na escola. Tendo como inspiração o tema da Campanha da Fraternidade: “Eu vim para servir”, os presentes debateram como podem fazer para melhor servir a família, a escola e a comunidade. A partir das conclusões dos grupos foi criada a Carta das boas ações, que irá orientar o trabalho e as relações na escola durante o ano de 2015.

Nós, reunidos no Seminário da Comunidade Escolar da EMEF João da Silva Silveira no Monte Bonito, dia 14 de março de 2015, após debatermos o tema: “O que é servir?” concluímos que é importante ajudar os outros e colaborar com quem precisa, pois todos nós dependemos uns dos outros. É preciso também cuidar das pessoas, oferecer carinho, ter paciência, ser humilde e refletir antes de agir para evitar conflitos que levem à prática da violência. Para que estas ações sejam possíveis é importante preservar os relacionamentos, respeitar as diferenças e estar atento às necessidades alheias. Cuidar da comunidade também é necessário, pois temos de zelar pelo que é público.
 Ao agirmos nesta perspectiva, o nosso prêmio será a felicidade, a realização e o sentimento de ter cumprido com o nosso dever. Assim, ficamos com a consciência tranquila por nos sentirmos úteis, e mais leves e felizes por sabermos que foi feita a coisa certa. Outros sentimentos bons tomarão conta de nossos corações como: alegria, satisfação, orgulho, conforto e prazer por servir o próximo. Tudo isto fará com que melhorem as relações entre nós fazendo com que estejamos mais em paz uns com os outros.
 Sabemos que sentimentos como orgulho, vergonha, insegurança, falta de coragem, ganância, medo, egoísmo, preconceito, individualismo, acomodação, indiferença, aliados à má organização do tempo e à desmotivação nos impedem de servir melhor aos nossos semelhantes de forma pessoal ou por meio de instituições. Temos que vencer estas dificuldades e isto é um desafio que estamos dispostos a enfrentar para tornar o lugar onde convivemos bem melhor.

Nosso compromisso:

Servir na família? É importante que cada um faça a sua parte ajudando nas tarefas e contribuindo para a harmonia do lar, evitando brigas e tentando resolver os conflitos por meio do dialogo. É importante que pais e filhos passem a ouvir mais uns aos outros, procurando entender os motivos de cada um antes de tirar conclusões. Todos devem dar bons exemplos mostrando, desta forma, como é que se deve agir. Também é preciso resgatar valores como respeito, carinho, compaixão, caridade, ética e amizade.

Servir na escola? Deve haver respeito entre os professores e alunos para que cada um possa cumprir a sua missão de ensinar e aprender. Bem como deve-se manter um ambiente agradável, sem brigas, procurando dialogar para resolver atritos e sempre procurar a ajuda de um responsável da escola ao se sentir ofendido ou ameaçado. Só assim serão restabelecidas a confiança e a paz entre os envolvidos. Devemos conservar o patrimônio escolar, pois tudo que tem na escola pertence a nós e a depredação causa prejuízos que podem dificultar a melhoria do nosso ambiente, vez que ao se gastar para consertar algo estragado faltará dinheiro para outras ações. Ajudar os colegas em dificuldades é dever de todos. É importante participar das atividades da escola, tantos os alunos quanto seus familiares que se comprometem a ser mais presentes.

Servir na comunidade? Nossa ação deve ser no sentido de conservar o meio ambiente depositando o lixo em local apropriado, preservando a vegetação local e os animais e evitando o desperdício de água. Como cidadão, cada um deve cumprir seus deveres e buscar seus direitos de forma consciente sempre com respeito às pessoas e tendo boas atitudes que proporcionem o bem aos que necessitam da nossa ajuda.




Nenhum comentário: