quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Novo sistema de avalição melhora o rendimento dos alunos

Números para o Ensino Fundamental
(clique na imagem para ampliar)

Números para o EJA

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Já é possível perceber o resultado positivo da implantação da nova forma de expressão dos resultados da avaliação por meio de parecer descritivo que passou a vigorar plenamente a partir do ano passado em nossa escola. A mudança no processo de avaliação ocorreu a partir da decisão da comunidade escolar de mudar a forma de avaliação a partir dos debates e da elaboração do nosso Projeto Pedagógico. Começou com a implementação nas séries iniciais (pré à 4ª série, depois na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e, a partir do ano passado, nas séries finais do ensino fundamental (5ª à 8ª série), contemplando todos os níveis e modalidades de ensino. Para que a proposta desse certo foi necessário muito estudo, muitos encontros e debates além de uma modificação de postura de todos os envolvidos uma vez que o processo passa a avaliar o aluno como um todo e não apenas em relação ao conhecimento. Os princípios da avaliação por parecer descritivo partem do pressuposto de que: todos podem aprender e que a aprendizagem não é um processo linear, ou seja, não acontece para todos no mesmo espaço e tempo; permite considerar e organizar o trabalho pedagógico respeitando todos os níveis de cada aluno, em tempo próprio, uma vez que necessidades e prioridades diferenciadas não podem ser deixadas de lado na realização do trabalho pedagógico. O resultado deste trabalho foi a elevação dos índices de aprovação que passaram de 68,63% em 2008 para 72,27% em 2009 e em 2010 chegou a 84% no ensino fundamental. Já na Educação de Jovens e adultos (EJA) os índices foram de 53,84% em 2008, 73,07% em 2009 e 75% em 2010. Os números demonstram que o esforço de toda a equipe está dando resultados pois não só aumentamos os índices de aprovação como eles vêm crescendo ano a ano.

Ricardo Moreira

Diretor

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