quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Escola realiza plenária preparatória à 1ª Conferência Municipal de Educação


Cadastramento
refeitório lotado

 Venilda explana sobre o eixo saúde

o público vota

alunos também participaram

Regina explana sobre o eixo Dinâmica da escola

comunidade acolhe ao chamado da escola

Adriane explana sobre os eixos Pluralidade Cultural / Diversidade e Sustentabilidade / Meio ambiente



todos juntos no trabalho democrático de decidir

Diretor explana sobre o eixo Gestão

Apesar do pouco tempo para preparação e mobilização da comunidade, foi um sucesso a Plenária da nossa escola para discutir as propostas para o Plano Municipal de Educação e a escolha dos delegados para a 1ª Conferência Municipal de Educação. Logo cedo uma fila já estava formada para o credenciamento. Abrindo o evento, o diretor da Escola, Prof. Ricardo, falou sobre os objetivos e colocou em aprovação o regimento do encontro. Os eixos propostos pela Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal de Educação foram desenvolvidos pelos próprios professores da escola. A Professora Regina Batista falou sobre o eixo 1- Dinâmica da Escola: formação, currículo e avaliação - destacando a definição de currículo que compreende desde o conhecimento históricamente produzido pela humanidade, os saberes dos alunos, as experiências escolares e as relações sociais que se estabelecem na escola e que, ao se avaliar o processo  escolar, devem ser levados em consideração. Além disso, também é importante uma boa formação de professores para lidar com a realidade da escola. O eixo 2 - Saúde escolar - foi desenvolvido pela nossa Orientadora Educacional, Professora Venilda Lopes, que lembrou o conceito de saúde, da Organização Mundial da Saúde que define o termo como  um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças, e que a preocupação da escola deve ser com a manutenção da saúde, com a prevenção, mas que, quando ocorre a situação em que a doença já está presente é necessário uma rede de apoio para que a escola possa encaminhar para o devido tratamento. O eixo 4 - Gestão, democracia  e financiamento - foi apresentado pelo Professor Ricardo Moreira que apresentou as fontes de recursos para a educação para o município que deve aplicar pelo menos 30% da receita própria em educação e dispõe ainda dos recursos do FUNDEB, do salário educação e de convênios com o Governo Federal para desenvolvimento de programas específicos. Destacou, ainda, que é importante o controle social para garantir que todos estes recursos sejam aplicados conforme determina a legislação. A Professora Adriane Martins falou sobre os temas do eixo 3 - Pluralidade Cultural e Diversidade e o eixo 5 - Sustentabilidade e Meio Ambiente. Sobre o eixo 3, falou que a escola é uma das instituições sociais em que é mais intenso o encontro das diferentes culturas dando como exemplo as diferenças entre os presentes. Diante disso é necessário que a escola esteja preparada para lidar com esta realidade. sobe o eixo 5, a professora Adriane lembrou que  é necessário que os gestores promovam projetos alicerçados na gestão ambiental voltada à sustentabilidade nos diferentes setores: saneamento, construções públicas e rentabilidade através da reciclagem. A partir da apresentação dos eixos temáticos o grupo passou a debater as propostas que farão parte do documento que deverá ser encaminhado para a Secretaria Municipal de Educação e Desportos para que sejam incluídas nas propostas para o Plano Municipal de Educação.

Prof. Ricardo Moreira
Diretor

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