terça-feira, 20 de setembro de 2011

Gaúcho globalizado

Gaúcho globalizado veste Adidas e já não joga mais no Bicho, só na Mega Sena
.
Gaúcho Globalizado
.
Por Luiz Carlos Vaz
.
"Nunca se escreveu - e se reescreveu, tanto sobre um fato chamado de Revolução Farroupilha. Até digo “chamado”, pois inclusive esse termo – Revolução, já foi questionado. Vários historiadores se referem ao fato de que comemoramos uma guerra perdida, que houve traição para com a tropa composta exclusivamente por escravos - os chamados Lanceiros Negros, que Bento Manoel trocou de lado, que a Paz de Ponche Verde foi apenas virtual pois não existe documento assinado por Caxias e Bento, e que o Imperador pagou todas as contas dos farroupilhas ao término dos combates, pois afinal, era uma guerra feita por fazendeiros ricos, não uma guerra do povo rio-grandense, que continuou pobre e dependente dos generais guerreiros e donos das terras... 
.
Mas, enfim, estamos em mais um 20 de Setembro, data para relembrar nossos heróis, nossas lutas, nossas vitórias – e, quiçá, nossas derrotas. Se ganhamos ou perdemos, azar! Vamos tirar o mofo da bombacha, arranjar um cavalo emprestado, desfilar garbosos na avenida e posar para a fotografia. Somos gaúchos com celular, e-mail e tablet. Nossos cavalos comem ração balanceada, a melhor erva mate vem do Paraná e a costela para o churrasco de domingo é daqueles bois brancos horrorosos, criados em São Paulo, que a tv insiste em chamar de “gado”. Somos gaúchos do século XXI, que importa se ganhamos ou perdemos! É 20 de Setembro! Vamos colocar a água quente numa garrafa inox comprada nos free shops do Uruguay, cevar um mate e levar a piazada para ver o desfile dos cavalarianos. Ali reconheceremos em muitos deles um Canabarro, um Garibaldi, uma Anita, e tentaremos explicar para os filhos por que uns usam lenços brancos, e outros, lenços vermelhos no pescoço. E de guerras, só cultuaremos e falaremos, mesmo, na Farroupilha. As guerras brutais, das famosas degolas, tanto a de 93 como a de 23, não nos interessa comentar muito e muito menos “comemorar” qualquer uma delas. A Guerra Farrapa, esta sim é que foi uma guerra buenacha, pois foi contra os imperialistas, foi feita por ideias como liberdade, igualdade, humanidade... mas as outras, a de 1893 e a de 1923, foram feitas entre nós mesmos, por pura disputa de poder, com os de casa, e o melhor mesmo será esquecê-las. 
.
E dê-lhe gaita, gaiteiro... é 20 de Setembro!
.
E como diria o saudoso Rui Biriva: Vamo quebra tudo!!!"
.
Luiz Carlos Vaz
.

2 comentários:

Prof. Ricardo Moreira disse...

É isso aí Vaz. É mesmo incrível que de todas "as nossas façanhas", justamente a tal revolução farroupilha seja o motivo do nosso orgulho gaúcho e sirva de "modelo a toda Terra".

Luiz Carlos Vaz disse...

Sim, professor Ricardo. Temos a nossa música, a nossa literatura, a nossa cultura, nosso futebol, a nossa produção de carne nobre, a produção de cereais... e vão ser logo os "feitos" de uma guerra que vamos recomendar como "modelo para toda a terra"??? Estamos precisando rever nossos valores e nossos modelos.