CARTA ABERTA
Curitiba, 5 de novembro de 2010.
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA – ABRALIC, em vista da divulgação do parecer 15/2010, aprovado no âmbito da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação e seus desdobramentos, vem a público manifestar seu apoio a entidades e especialistas da área dos estudos literários e culturais que já intervieram neste debate ressaltando as seguintes posições:
1. nosso repúdio a quaisquer formas de censura às manifestações estético-culturais;
2. nossa recusa a formas de abordagem da literatura e da arte que se limitem a uma dimensão estritamente conteudística, minimizando a relevância de sua função estética;
3. nossa rejeição a tendências que submetam os repertórios literários a formas de revisionismo pautadas por propósitos higienizadores de qualquer ordem;
4. nossa resistência a procedimentos que produzam artificialmente o apagamento da diversidade e complexidade das representações da sociedade presentes na produção literária de qualquer época;
5. nossa condenação a ações que camuflem as insuficiências do sistema de formação dos professores, julgando reparar tais problemas com notas editoriais ou recomendações pontuais;
6. nosso desapreço por posições que subestimem a força humanizadora da leitura do texto literário, por sua capacidade de propiciar a experiência do deslocamento do ser humano para além de suas vivências individuais ou grupais, uma das formas relevantes para o combate à ignorância e superação dos preconceitos.
Assim sendo, a Associação Brasileira de Literatura Comparada – ABRALIC manifesta-se em defesa da liberdade de expressão e do amplo acesso dos professores e demais leitores a todas as formas de produção literária. Para tanto, consideramos da maior importância que se assegurem condições apropriadas para a formação e o exercício profissional dos professores, agentes decisivos no processo de constituição de práticas de leitura densas, fundamentais para o pleno exercício da cidadania.
Profa. Dra. Marilene Weinhardt
Presidente da ABRALIC
Gestão 2009-2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário